Temporal provoca destruição em municípios da região de Joaçaba
Um temporal acompanhado por chuva de granizo na tarde desta sexta-feira (14) gerou prejuízos em vários municípios da região de Joaçaba. Um dos mais afetados foi o município de Água Doce. Fotos enviadas a redação da Rádio Catarinense mostram o volume de granizo acumulado e os estragos provocados em telhados e também veículos que tiveram a lataria amassada.
O vento forte derrubou estruturas metálicas de empresas, placas e causou destruição em vários locais.
O temporal também foi registrado nos municípios de Catanduvas e Tangará por volta das 15h. Em Tangará os moradores acreditam que um tornado tenha atingido parte da cidade, pois caminhões que estavam estacionados chegaram viram com a força do vento. A cena impressionante foi registrada em uma oficina mecânica na entrada da cidade, nas margens da rodovia. A estrutura de um posto de combustíveis cedeu com a força do vento.
De acordo com Helinton Paiva, assessor da Prefeitura de Tangará, foi um cenário de guerra com muitas empresas e casas destruídas. 80% das residências do município foram destelhadas, bem como o hospital que está atendendo as pessoas feridas. “É um cenário muito triste, algo muito assustador” destacou ele.
NOTA DA DEFESA CIVIL
A Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) esta acompanhando os eventos meteorológicos que ocorreram no Estado, conforme os alertas emitidos com antecedência. O temporal severo atingiu as regiões Oeste e Meio Oeste. As primeiras informações apontam danos nos municípios de:
1- Água Doce
2- Catanduvas
3- Vargem Bonita
4- Tangará
5- Ibicaré
O socorro as vítimas e a primeira resposta está em andamento pelo Corpo de Bombeiros Militar, SAMU e PMSC e os levantamentos de danos estão sendo realizados pelas defesas civis municipais, já há informações de que o granizo e o forte vento provocaram destelhamentos e queda de árvores.
A DEFESA CIVIL está apoiando os municípios através de suas coordenadorias regionais em primeiro momento na distribuição de lonas e demais itens de assistência humanitária.
Por Marcelo Santos (notícia em atualização)
Tangará
Fotos de Água Doce