(49) 3551-2424

Pandemia: Secretário de Saúde esclarece dúvidas dos vereadores de Joaçaba

A convite do vereador Rodrigo Pedrini (PL) o secretário de Saúde de Joaçaba Valmor Reisdorfer participou da sessão da Câmara desta terça-feira (16) para esclarecer dúvidas em relação as ações do município para o enfrentamento à pandemia do coronavírus. Reisdorfer apresentou a composição da secretaria e já inicialmente, agradeceu a todos os colaboradores da pasta por não terem se ausentado de suas responsabilidades no momento de pandemia. O secretário reforçou a importância de que as pessoas só saiam de casa quando realmente houver necessidade e de que evitem aglomerações.

Leitos: O secretário informou que a responsabilidade da ampliação de leitos para UTI e enfermaria Covid nos hospitais é do governo do Estado e que o município fez inúmeros esforços durante o período de pandemia para ampliar esta capacidade. “Infelizmente o Estado não atendeu o pedido feito por toda a nossa região. Também ficamos surpresos com o recente anúncio da diretoria do HUST de que é possível ampliar a capacidade em 5 leitos de UTI covid. Sendo que, até recentemente a informação era de que não havia capacidade de ampliação”, informou ele. A servidora da pasta, Eliane, fez a apresentação de um balanço sobre os recursos financeiros recebidos e gastos para o enfrentamento ao covid.


Testes: o secretário foi questionado pelo vereador Rodrigo Pedrini sobre como é a política de testes. Informou que os testes rápidos são preferencialmente feitos em pessoas com sintomas há mais de 8 (oito) dias. E que o teste PCR (cotonete) é feito preferencialmente em pessoas após 72 horas dos primeiros sintomas.


Vacinação:
sobre as vacinas, o secretário informou que semanalmente a lista de pessoas vacinadas é encaminhada ao Ministério Público. Rodrigo Pedrini solicitou que a lista seja encaminhada também à Casa Legislativa. Ainda sobre vacinas, o presidente Diego Bairros questionou de que forma o município deverá utilizar as vacinas que pretende adquirir de forma direta. Perguntou se o montante será para cobrir o percentual a ser vacinado previsto pelo Ministério da Saúde ou, se as mesmas serão utilizadas para vacinar uma parcela maior da população. O secretário informou que ainda não tem esta resposta.

Recursos: A servidora Eliane informou que o montante recebido pelo município, exclusivamente para combate a pandemia, foi de R$ três milhões e trezentos mil sendo que deste total, um milhão e oitocentos mil foram repassados ao HUST. O vereador Juliano Pedrini solicitou uma prestação de contas mais detalhada. O vereador Juliano ainda presentou fotografias de diversos tipos de problemas em unidades de saúde como no Centro II e no CEM. O vereador questionou sobre a atuação da Vigilância Sanitária nestas unidades.

Insalubridade: a vereadora Rita Weiss questionou o motivo pelo qual o adicional de insalubridade ainda não está sendo pago aos servidores que estão atuando no enfrentamento à pandemia, já que os mesmos tem este direito previsto em lei. O secretário informou que irá buscar informações junto à Procuradoria do município.

Carga horária ESFs: Disnéia De Marco fez sugestão para alteração de horários nos ESFs com o objetivo de possibilitar maior tempo de descanso aos servidores. A existência de cirurgias eletivas represadas também foi questionada pelo vereador Vilmar Zílio.
Já o vereador Dihego Joe questionou por qual razão os testes rápidos não são utilizados em maior escala e também perguntou por que recursos destinados ao enfrentamento ao covid pela esfera federal foram empregados também para pagamento de servidores.

Fonte: Assessoria de Comunicação