(49) 3551-2424

‘Correntes de retorno’ são responsáveis por 90% dos afogamentos no mar em SC

As correntes de retorno são responsáveis por 90% dos afogamentos no mar em Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, elas formam uma espécie de corredor com a força de uma correnteza que pode carregar uma pessoa para longe da praia em poucos segundos.

Segundo os dados dos bombeiros, no último verão as principais vítimas de afogamentos seguidos de morte foram homens, na faixa dos 28 anos.

Além disso, na última temporada cerca de 93% dos afogamentos ocorreram fora do local (ou horário) de cobertura dos guarda-vidas.

Conforme a corporação, o dado “demonstra a eficiência do serviço e que o melhor para a segurança dos banhistas é estar próximo a um posto de guarda-vidas”. A recomendação é estar dentro de um raio de 200 metros de distância do posto.

Segundo dados da Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), 15 brasileiros morrem afogados diariamente, sendo que homens morrem em média 6,8 vezes mais e a maioria dos afogamentos acontecem com pessoas entre 10 e 59 anos de idade.

Como reconhecer uma corrente de retorno

Os guarda-vidas demarcam os limites da corrente com duas bandeiras vermelhas na faixa de areia, sinalizando o local perigoso. É desaconselhável o banho entre essas bandeiras.

Para reconhecer as correntes de retorno em praias não vigiadas, é preciso ficar atento a algumas características: as ondas não quebram nesses locais e a coloração da água costuma se diferenciar do resto da praia, sendo mais escura.

FONTE: NDMAIS

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.