(49) 3551-2424

Lei garante vagas para gestantes no estacionamento rotativo

Mãe de Riccardo de 3 anos e de Augusto de 8 meses, Andressa Reginatto Sartori é uma das mais de 100 mulheres que estão fazendo uso das vagas reservadas para gestantes ou mães de crianças de colo junto ao estacionamento rotativo de Joaçaba.

“É difícil andar um percurso mais longo quando se está no final da gestação ou mesmo com um bebê. Em muitos casos, gestantes e mães de bebês de colo tem até mais necessidade de ter uma vaga especial que alguns idosos. Considero que a nova lei é de extrema relevância”, disse Andressa. Ela ressalta que faz uso deste direito por diversas oportunidades, especialmente quando busca uma vaga na área mais central, onde é raro encontrar um local disponível.

A medida que tornou possível o uso das vagas já reservadas para idosos e deficientes também por gestantes, resulta de um projeto de lei apresentado na Câmara de Vereadores pelo vereador Vilmar Zílio (MDB). O projeto se tornou lei em setembro de 2022 (Lei 5.519) e, desde então, 133 mulheres já buscaram a licença junto à Diretoria de Trânsito da Prefeitura.

Autor do projeto, o vereador Zílio informa que a lei é válida para mulheres grávidas (a partir da vigésima semana de gravidez) ou, que estejam com bebês ainda em fase de colo com até um ano de idade. “O número de licenças concedidas evidencia a importância da lei”, avalia ele.

Fonte e fotos: Adriana Panize/Ascom Câmara de Vereadores

Foto Divulgação
Vereador Vilmar Zilio
Andressa Reginatto Sartori