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Unoesc Joaçaba dá início ao Programa PET-Saúde: Equidade

A Unoesc Joaçaba realizou a cerimônia de posse dos participantes do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde: Equidade). A solenidade foi realizada no Auditório Jurídico, localizado no campus 1, e contou com a presença de dirigentes da Universidade, professores, estudantes e representantes do setor de Saúde do município de Herval d’Oeste.

Com o objetivo de promover a equidade na área da saúde por meio da valorização das trabalhadoras que atuam no Serviço Único de Saúde (SUS), 40 estudantes bolsistas dos cursos de Direito, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Publicidade e Propaganda, dez docentes da Unoesc Joaçaba e dez profissionais de saúde do município de Herval d’Oeste estão envolvidos no projeto. Os participantes atuam como bolsistas nas modalidades: iniciação ao trabalho (estudantes regularmente matriculados), tutoria acadêmica (professores) e preceptoria (profissionais).

— Por meio do projeto serão realizados simpósios, mapeamento das diversidades, capacitações e pesquisas. Estamos felizes em poder proporcionar essa vivência aos estudantes e em ser mais uma vez uma Universidade protagonista, colaborando com a melhoria na qualidade da saúde — destacou a coordenadora do Programa, professora Mariane Carolina de Almeida.

O PET-Saúde foi realizado pela primeira vez na Unoesc em 2010. Com a nova edição do projeto, a Unoesc destacou-se conquistando a 18ª posição no âmbito nacional e o primeiro lugar em Santa Catarina, na 11ª edição do PET-Saúde.

— Esse é um projeto que se soma a tantos outros que contribuem com a comunidade. Agradeço à professora Mariane, a todos os demais envolvidos e à Secretaria de Saúde de Herval d’Oeste por acreditar na Unoesc, colocando em prática mais uma edição deste importante Programa — afirmou o reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco.

Saiba mais

O PET-Saúde é viabilizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e contempla projetos que se proponham a desenvolver ações de educação pelo trabalho para a saúde, visando ao fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o SUS e as Instituições de Ensino Superior (IES).  O propósito é contribuir para a formação de futuros profissionais, bem como para a criação e a ampliação das condições necessárias ao exercício da valorização dos trabalhadores e futuros trabalhadores no âmbito do SUS, considerando a equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências.–