(49) 3551-2424

Com reunião marcada para hoje, trabalhadores da Celesc entram no segundo dia de greve

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários de Santa Catarina, a greve dos trabalhadores da Celesc permanece nesta terça-feira (13) com todas as lojas de Santa Catarina fechadas. A paralisação começou por volta das 6h de segunda-feira (12) e segue por tempo indeterminado. Conforme o Intercel, coletivo dos sindicatos que representa os funcionários, uma reunião deve acontecer às 14h desta terça-feira para discutir a greve. Os trabalhadores decidiram paralisar as atividades em assembleia estadual que ocorreu em Palhoça na semana passada.

Conforme o sindicato, a categoria resolveu cruzar os braços diante da “postura negligente da diretoria da empresa tanto na negociação de direitos dos trabalhadores quanto na gestão da empresa”. Ainda, o Intercel afirma que a diretoria da empresa não avançou nas negociações relacionadas à recomposição do quadro de funcionários e, também, no acordo coletivo de participação de lucros (PLR). O sindicato afirma que mesmo com as lojas fechadas, os serviços de emergências estão mantidos.

Por nota, a Celesc destacou que encaminhou um convite a todos os sindicatos para discutir a nova metodologia de distribuição do PLR no dia 2 de agosto, mas que, no dia seguinte, o grupo sindical já anunciou a greve, “sem dialogar com a empresa”. Na continuação das tratativas, segundo a Celesc, na última sexta-feira (9) foi enviada uma nova proposta “buscando avançar nas negociações da PLR”, em que fica assegurada uma parcela mínima de R$ 4 mil para cada empregado da Celesc, independentemente da sua categoria, incluindo atendentes comerciais e eletricistas, parcela a ser paga no mês de outubro deste ano. A reunião deve ocorrer nesta terça-feira (13).

Fonte: NSC Total (Foto: Intercel, arquivo)