(49) 3551-2424

OAB Joaçaba defende ampliação de delegacias especializadas para combater golpes

Ocorrências cada vez frequentes de crimes cibernéticos como clonagens de cartões, fraudes em contas bancárias e golpes financeiros diversos viabilizados via telefone crescem assustadoramente no Brasil. Notícia recente da Agência Senado, divulgada no dia 01 de outubro deste ano, dá conta de que os golpes digitais já vitimaram mais de 40 milhões de pessoas no país (maiores de 16 anos), somente nos últimos doze meses. O tema também preocupa a OAB, cuja presidente da subseção Joaçaba, Janaína Barea, esteve na tribuna da Câmara de Vereadores de Joaçaba na sessão do último dia 9, quando abordou este e diversos ouros temas. Ela atendeu a um convite feito pelo presidente da Câmara, Vilmar Zílio. Em relação aos crimes cibernéticos, Janaína reforçou a importância de que sejam ampliadas as delegacias especializadas em investigações deste tipo de crime e mais investimentos em campanhas de orientação da população.

Janaína discorreu sobre a abrangência da subseção da OAB Joaçaba, composta por 14 municípios. Expôs os desafios apresentados aos advogados na atualidade, relacionados à tecnologias, frisando a falta de universalização dos sistemas adotados por diferentes tribunais. Abordou a função social da OAB, que existe há 93 anos e tem enfrentado desafios em relação à insegurança jurídica marcada pela atuação da corte suprema.

A presidente da OAB respondeu a diversos questionamentos feitos pelos vereadores e foi elogiada pelo trabalho que vem desenvolvendo junto a subseção de Joaçaba de forma voluntária.Fonte: Adriana Panizzi/Ascom Câmara de Vereadores