(49) 3551-2424

Centro Arqueológico da Unoesc sedia oficina gratuita

A riqueza do patrimônio cultural indígena do Meio-Oeste catarinense ganha destaque com o projeto “Cores da Terra Catarinense: Saberes Ancestrais do Meio-Oeste”. A iniciativa oferece oficinas gratuitas sobre a confecção de cerâmicas e pigmentos naturais, resgatando técnicas e conhecimentos utilizados pelos povos nativos da região há milhares de anos. A primeira delas acontece no dia 29 de março, das 9h às 12h, na Sala de Educação Patrimonial e Ambiental do Centro Arqueológico da Unoesc, no campus 1, Bloco 2, próximo à cantina. As atividades serão conduzidas por especialistas das áreas, incluindo uma bióloga, uma arqueóloga e estudantes de Biologia.

O projeto proporciona uma imersão teórica e prática, unindo Arqueologia, Biologia e História para valorizar o conhecimento dos povos originários. Durante a atividade, os participantes aprenderão sobre a história e a importância cultural das cerâmicas e dos pigmentos naturais, além de vivenciar na prática a confecção de artefatos inspirados em técnicas ancestrais. A dinâmica das oficinas permitirá explorar a relação entre o ser humano e a natureza por meio da arte, da expressão cultural e do resgate de memórias.

A iniciativa busca integrar professores da rede de ensino de Joaçaba, promovendo a inserção desses conhecimentos em sala de aula. No entanto, também está aberta à comunidade em geral, incentivando a troca de saberes e experiências.

A oficina será acessível em libras, é gratuita, e os interessados devem se inscrever até o dia 28 de março, preenchendo o formulário (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfFOU3TOQpg_s9kT-_uZCthn1–i6aFfwa3U_X5ES7xbzWJnQ/viewform?usp=sharing /) e realizando a inscrição no site da Unoesc (https://acad.unoesc.edu.br/inscricao/13424).

Saiba maisO projeto “Cores da Terra Catarinense” oferece uma oportunidade de contato com a cultura material dos povos indígenas e seu legado para a história da região. Ao resgatar e difundir essas práticas tradicionais, a iniciativa reforça a identidade cultural e promove um diálogo entre passado e presente, estimulando a valorização do patrimônio cultural.

O projeto é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Município, por meio do Edital de Chamamento Público n. 005/2024 – Demais Áreas de Joaçaba, no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei n. 14.399/2022).

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.