Secretaria de Educação de Joaçaba retoma ações de segurança nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba retomou nesta semana as ações previstas no protocolo de segurança elaborado em 2024. Entre as principais medidas, estão a revisão e atualização dos planos de emergência e crise das 14 unidades escolares da cidade, além da Secretaria de Educação e da Biblioteca Municipal. A revisão dos planos está sendo conduzida com o apoio da empresa especializada WCS, que presta assessoria à Rede Municipal de Ensino. Segundo a secretária de Educação, Rosane Kunen, o objetivo é aprimorar a segurança e proporcionar um ambiente mais protegido para alunos, professores e funcionários. “Estamos revisando os protocolos considerando as intervenções já realizadas nas escolas e identificando novas oportunidades de investimento. Além da comunidade escolar, queremos envolver outros setores da sociedade e forças de segurança para fortalecer a cultura de paz e segurança em Joaçaba e região”, destacou.
Nesta etapa, a empresa especializada já realizou visitas a quatro unidades escolares para avaliações detalhadas. Ao longo de 2025, a Secretaria de Educação prevê novos investimentos, como a instalação gradativa de gradis e a realização de treinamentos simulados para alunos do 6º ao 9º ano. Além disso, os profissionais contratados entre 2024 e 2025 passarão por capacitações específicas para garantir um ambiente seguro e acolhedor para toda a comunidade escolar.
Com essas iniciativas, a Secretaria reforça seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos estudantes, promovendo um ambiente educacional mais tranquilo e protegido.Fonte: Ascom/Prefeitura de Joaçaba