(49) 3551-2424

Campanha de vacinação contra a Gripe começa hoje

A Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba inicia na segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza). A ação tem como objetivo imunizar os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, reduzindo complicações, internações e mortes causadas pelo vírus. A meta é vacinar pelo menos 90% do público-alvo. A vacinação estará disponível para as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde e da educação (ensino básico e superior). Também fazem parte dos grupos prioritários as pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas, além de pessoas com comorbidades (doenças crônicas não transmissíveis), independentemente da idade. Ainda estão incluídos na vacinação os trabalhadores de categorias específicas, como caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários e dos Correios. Povos indígenas, quilombolas, funcionários do sistema de privação de liberdade e a população privada de liberdade (maiores de 18 anos) e adolescentes sob medidas socioeducativas (menores de 18 anos) também fazem parte dos grupos que têm prioridade na imunização.

A vacinação estará disponível nas salas de vacina dos ESFs Centro 1, Santa Tereza, Frei Bruno, Vila Pedrini, Nossa Senhora de Lurdes, Vila Remor e São Brás. Para facilitar o acesso à imunização, a Secretaria de Saúde também fará horário estendido na sala de vacinas do ESF Centro 1, com funcionamento nas quartas-feiras de abril e maio, das 17h às 20h.

Para se vacinar, é importante que os moradores de Joaçaba levem um CPF, Cartão Nacional do Sus e Carteira de vacinação, se disponível. Para as pessoas dos grupos especiais é necessário o documento que comprove a condição de saúde ou o documento que comprove o exercício de suas funções.

O Dia D de Vacinação será realizado no sábado, 10 de maio, com o objetivo de reforçar a campanha e aumentar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.