(49) 3551-2424

SC mantém suspensão do público em eventos esportivos

A medida entrou em vigor com a publicação no DOE (Diário Oficial do Estado) desta terça e, dessa forma, já está em vigor em todo o território catarinense.

Conforme determinado em nova canetada do governador Carlos Moisés (sem partido), com aval do secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta, a medida se estende até o próximo dia 30 onde deverá passar por mais uma avaliação.

O Decreto 1.449 alterou o Decreto nº 1.371, de 14 de julho de 2021, que segue em vigor em Santa Catarina.

O regramento para as competições foi elaborado pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) e segue o mesmo. As normas estão previstas na portaria nº 466, que regulamentou as competições de futebol profissional no Estado de Santa Catarina e permitiu a retomada dos jogos, desde que atenda regras sanitárias rígidas e específicas.

Condições para o retorno

O superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, diz que o retorno do público aos estádios depende de fatores. “Vai depender do alcance da cobertura vacinal, da evolução dos casos da Covid-19 e da disseminação da variante Delta pelo Brasil”.

Segundo ele, países da Europa registraram aumento de casos com a volta dos públicos aos estádio de futebol. Isso fez com que os governos tivessem que reforçar as medidas de prevenção ao coronavírus.