(49) 3551-2424

CDL/Joaçaba lança projeto “Informação de Valor”

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Joaçaba (CDL), através da diretoria de aperfeiçoamento profissional, está lançando o projeto Informação de Valor. O diretor da pasta, Marco Antonio Comin, salienta que a informação pode ser mais valiosa do que qualquer outro bem que uma empresa possui.  “Informação é um dos itens principais para que você seja competitivo no mercado que atua, mas além disso o nível ou a qualidade da informação pode tornar-se também um diferencial, permitindo traçar estratégias mais eficientes e tomar decisões mais assertivas” pontuou ele.

Hoje dispomos de muitas ferramentas e soluções tecnológicas que nos auxiliam em diversas ações, mas a informação é importante para que o empresário saiba quando e como fazer uso delas. “Muitas vezes ações estratégicas falham não por terem sido mal planejadas mas sim por não haver informações suficientes ou precisas que permitissem o correto planejamento” observou o diretor da CDL

A Informação, O Mercado e O Consumidor

A cada dia surge um novo produto, uma nova tecnologia em serviços, uma tendência de consumo, novidades estas que impactam diretamente no comportamento do consumidor e influenciam no fator “decisão de compra”. A pergunta é: O que o consumidor quer?  A resposta para este questionamento vai dar uma grande vantagem na hora de vender. Não existe uma resposta única para esta pergunta, porém existe algo que pode auxiliar para se obter as respostas.  Esse algo chama-se “INFORMAÇÃO”.

A ideia do projeto que está sendo lançado pela CDL é conhecer o cliente e seu comportamento e depois aumentar as vendas tendo como foco o consumidor e como objetivo obter informações sobre seu comportamento nos processos de compra. Qual produto deseja? Qual sua real necessidade? O quanto ele está ansioso para ter o produto (prazo)? O quanto ele está disposto a pagar pelo produto? Quanto tempo ele tem disponível para dedicar a esta compra? Qual o nível de fidelidade que este cliente terá após a compra?

Com as informações em mãos, o próximo passo é traçar uma estratégia, fazer um planejamento e tomar uma decisão, reduzindo a possibilidade de erro ou de não atingir o objetivo esperado.

O projeto

O projeto consiste em desenvolver um sistema de pesquisa junto ao público consumidor visando obter informações que permitam identificar suas preferencias, hábitos de consumo, fatores que determinam a decisão de compra, antecipar tendência de consumo e também saber qual a visão que o consumidor possui sobre o comercio local.

Com base nos dados coletados gerar informações para que as mesmas possam ser analisadas por pessoas capacitadas a desenvolver um relatório com análises e possíveis ações estratégicas a serem adotadas para melhorias no comercio tanto para o consumidor quanto para as empresas.

O sistema de pesquisa será feito através de formulários online com perguntas simples e objetivas de modo que o visitante possa responder de forma rápida e fácil. A pesquisa será realizada periodicamente onde haverá sempre um tema diferente, sendo este definido de forma estratégica através de um planejamento realizado por uma comissão escolhida. Os dados obtidos em cada pesquisa serão armazenados para consultas posteriores e fornecidos mensalmente aos associados da CDL.

“Tendo os dados de uma ou mais pesquisas pode ser realizado reuniões com a participação dos associados e da diretoria para uma análise conjunta das informações e troca de ideias e também analisar a possibilidade da participação de algum especialista em um assunto especifico para contribuir com a análise e sugestões” explicou Marco Antônio Comin.

A participação do público torna-se o ponto chave do projeto pois é o consumidor que fornecerá os dados necessários, sendo assim a estratégia é tornar a pesquisa uma ação promocional onde o participante que responder a pesquisa estará concorrendo a algum tipo de premiação, sendo inicialmente um vale compras no valor de R$ 250,00.

“Importante deixar claro ao consumidor que o objetivo deste projeto não é somente gerar vantagens ao lojista mas sim permitir que a CDL e o comércio local possam conhecer melhor seu público e melhorar o atendimento ao mesmo” finalizou o diretor de aperfeiçoamento.

A primeira pesquisa será o E-commerce e o Comércio local, Tendências e hábitos de consumo. Ela está sendo lançada nesta quinta-feira, dia 30, onde o público poderá participar até o dia 13/10/2021. O sorteio será realizado no dia 18/10/2021.

Você pode participar acessando o link abaixo:

www.pesquisa.cdljoacaba.com.br