Médico do HUSTdiz que pessoas que estão sendo internadas não se vacinaram ou tem esquema incompleto
Os pacientes que estão sendo internados na ala Covid do Hospital Universitário Santa Teresinha de Joaçaba (HUST) são pessoas que não se vacinaram ou que estão com o esquema vacinal incompleto. A informação é confirmada pelo médico pneumologista, Carlos Massucato, um dos responsáveis pela UTI do Hust.
A ala-covid está no momento com 15 pacientes, sendo 06 deles na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e os demais na enfermaria. O médico disse a Rádio Catarinense que a maioria dos pacientes que está na UTI, deram entrada por outras patologias no hospital, mas foram testados positivos, por isso da necessidade de isolamento.
Outro dado importante é que os casos de comprometimento pulmonar por coronavírus se tornaram raro. A grande maioria dos pacientes não precisa de alta demanda de oxigênio ou intubação em poucos dias recebem alta.
Segundo o médico joaçabense a vacina se mostrou eficaz e deixou o vírus menos agressivo. “No momento atual para nós o resultado da vacinação é absolutamente claro e nós que trabalhamos lá percebemos isso” enfatizou dr.Carlos Massucato.
O pneumologista disse que para quem não se vacinou, com todo esquema completo (1º dose + 2ª dose + dose de reforço) a doença continua sendo grave em razão do comprometimento pulmonar.
Por Marcelo Santos