(49) 3551-2424

Anvisa aprova uso e comercialização de autoteste para Covid-19

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no final da manhã desta sexta-feira, dia 28, por unanimidade, o uso e comercialização de autotestes para detecção de Covid-19 no Brasil.A aprovação ocorre após o envio de informações pelo Ministério da Saúde a pedido da Anvisa que, em 19 de janeiro, solicitou esclarecimentos a respeito da inclusão do autoteste nas políticas públicas de testagem para a doença.

De acordo com a Anvisa, as empresas precisam pedir registro antes da comercialização em farmácias ou estabelecimentos da área de saúde.Ainda segundo informou a agência, os casos positivos não serão considerados como casos confirmados de Covid-19, mas as empresas poderão criar um sistema com QRCode para o registro dos resultados.

“A partir do resultado positivo, procure uma unidade de atendimento de saúde para que um profissional realize a confirmação do diagnóstico, notificação e orientações pertinentes”, orientou a relatora Cristiane Rose Jourdan Gomes.Em entrevista à GloboNews, Carlos Eduardo Gouvêa, presidente da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial, defendeu a criação de uma plataforma comum onde todos os compradores dos testes informem voluntariamente seus resultados.

“Em relação ao aplicativo, essa informação vai ser dada para um aplicativo que vai ter que se hospedar em uma plataforma pública. O importante é você consolidar os dados e deixar à disposição do Ministério [da Saúde]. O Ministério pode receber a migração desses dados a qualquer momento. Ainda não está claro onde vai ser encaminhado. Vai para o ConecteSus? Isso é um detalhe que vai ser obviamente esclarecido nas próximas semanas”, disse.

Como funciona o autoteste

De acordo com o g1, o autoteste é parecido com o teste rápido, mas pode ser feito por leigos, em casa. O kit vem com um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab – uma espécie de cotonete usado para a coleta nasal, a mais comum.

O chamado “teste de antígeno” é capaz de identificar o antígeno viral, que é uma estrutura do vírus que faz com que o corpo produza uma resposta imunológica contra ele (os anticorpos).

Os testes de antígeno detectam essas estruturas. Se ele dá positivo, significa que a pessoa está infectada no momento do teste – e pode infectar outras.