(49) 3551-2424

Violência contra idosos já somam 47 mil casos em 2023

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias de violência cometida contra pessoas idosas no Brasil. As ações do “Junho Violeta” buscam, justamente, conscientizar a população sobre como combater os abusos contra os mais velhos. O mês faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Abuso Contra Idosos, celebrado no próximo dia 15.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até o ano de 2050 o número de idosos triplicará e passará dos atuais 400 milhões de pessoas para 1.2 bilhões em nível mundial. A entidade também afirma que pelo menos 142 milhões pessoas com mais de 60 anos não conseguem ter suas necessidades básicas atendidas ao redor do globo.

Para alcançar as metas de maior proteção à pessoa idosa, desejadas pela OMS são necessários estudos interdisciplinares, como os apresentados no livro Tratado da Pessoa Idosa, lançamento da Editora Almedina Brasil, que reúne pesquisas realizadas na Argentina, Brasil, México, Peru e Portugal. Considerada valiosa em algumas culturas e um fardo para outras, essa grande parcela da população vivencia diferentes experiências de longevidade ao redor do mundo. Analisar a presença delas em sociedade, seus anseios, direitos e perspectivas vai além do que prevê o Estatuto do Idoso.

Nesse sentido, a obra coletiva bilíngue, escrita em português e espanhol, apresenta debates em nível internacional sobre o envelhecimento saudável e funcional, que incluem qualidade de vida e habitação, saúde sexual e o respeito ao declínio físico, psíquico e social do idoso. Também engloba a importância da estimulação cognitiva, o dever estatal de atendimento às necessidades básicas das pessoas que passaram dos 60 anos e aspectos da previdência social.

Imagem ilustrativa