(49) 3551-2424

Companhia têxtil com sede em SC anuncia demissão em massa

A Coteminas, companhia têxtil com sede em Blumenau, anunciou na última semana um demissão em massa do quadro de colaboradores. Na manhã desta segunda-feira (3), uma assembleia convocada pelo Sintrafite (Sindicato dos Trabalhadores Têxteis), confirmou o desligamento de 841 funcionários da empresa.

De acordo com o sindicato, na sexta-feira (30), a Coteminas entrou em contato e informou sobre a necessidade de realizar o desligamento de funcionários no mês de julho. O motivo das demissões, conforme o comunicado enviado pela empresa ao Sintrafite, tem a ver com o momento da Coteminas e é necessário para “manter a continuidade da operação”.

Em Blumenau, o sindicato afirmou que 1.200 funcionários fazem parte do quadro da Coteminas. Deste número, 841 serão desligados de suas atividades. Do número total de colaboradores, 200 encontram-se afastados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e não podem ser desligados da empresa.

Durante a assembleia, o sindicato informou que em todo o Brasil, a Coteminas prevê o desligamento de cerca de 2 mil funcionários. A unidade de Blumenau, segundo o Sintrafite, é a mais prejudicada.

O comunicado enviado pela Coteminas ao sindicato ainda destaca que “os funcionários terão garantia mercantil no valor total das rescisões, em torno de R$ 35 milhões”. O pagamento será feito de forma parcelada, que segundo a empresa, é a única forma de conseguir efetuar as indenizações sem causar nenhum dano aos trabalhadores.

A reportagem do ND+ entrou em contato com um representante da Coteminas, que afirmou que não pode se manifestar sobre o assunto e encerrou a ligação de maneira repentina. O espaço segue aberto.

Em nota, o Sintex (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário), informou que lamenta o atual momento da empresa e que está disponível para prestar ajuda e apoio no que estiver ao seu alcance.

Coteminas e a parceria de produção com a Shein

A Coteminas anunciou uma parceria com a Shein, gigante chinesa do segmento da indústria da moda. O intuito do negócio é nacionalizar a produção da Shein, integrando o plano de expansão da empresa asiática na América Latina e Santa Catarina seria beneficiada.

Na época do anuncio, o Sintrafite informou que a Coteminas está passando por dificuldade financeira, com registros recentes de atrasos salariais.

O Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, realizou reuniões com o proprietário da Coteminas, Josué Gomes, para entender a situação da Coteminas e trabalhar para que a empresa não saia da cidade.

No dia 24 de maio, o prefeito novamente se reuniu com os diretores da Coteminas para dar sequências às tratativas que visam manter a empresa na cidade. No encontro, foram discutidas sobre as possibilidades da Shein vir para Santa Catarina.

No dia 30 de maio, um encontro em Florianópolis apresentou as negociações da Coteminas com a Shein, além de destacar os incentivos que o Governo de Santa Catarina pode fornecer para garantir o processo.

Fonte: ND+

Uma assembleia foi realizada na manhã desta segunda-feira (3) pelo Sintrafite (Sindicato dos Trabalhadores Têxteis) – Foto: Franciele Cardoso