(49) 3551-2424

O que dizem ufólogos sobre novo agroglifo em Ipuaçu

Ipuaçu mais uma vez atraiu a atenção de ufólogos nesta semana, com a aparição de um novo desenho misterioso em uma área de trigo próxima da SC-480. O município do Oeste de Santa Catarina registra desde 2008 a presença de agroglifos ­­­­­— formações geométricas em tamanho considerável, criadas por meio do achatamento de uma cultura, como o trigo.

O desenho deste ano tem um círculo maior, seguido de um hexágono e outro círculo menor, no centro da figura. Os detalhes são precisos, segundo o ufólogo Ivo Dohl, que mora em Xanxerê, a cerca de 30 quilômetros de Ipuaçu. Ele visitou a área nesta segunda-feira e disse que “as imagens retratam uma formação não feita por nada mecânico ou por mãos humanas”.

Em um vídeo divulgado no Instagram e disponibilizado ao Oeste Mais , Ivo fala que o trigo foi “calmamente deitado, acamado”. “Aqui não tem ação humana, é isso que eu posso dizer”. Nas redes sociais, o ufólogo catarinense Luiz Prestes Júnior também relatou que “o agroglifo aparenta ser verdadeiro e não há sinais de marcação nas fotos e vídeos, a plantação está deitada e não quebrada e também o desenho não está deformado”.

Uma equipe de pesquisadores do Grupo de Pesquisas Ufológicas de Santa Catarina (GPUSC) de Joinville, foi a Ipuaçu para analisar os desenhos.

Os agroglifos, como são chamados, costumam surgir entre os meses de setembro e novembro em Ipuaçu e região. Os desenhos ainda são um enigma, já que ninguém nunca viu ou ouviu nada.

Em setembro do ano passado, as figuras que apareceram em uma propriedade da linha Bela Esperança, em Ipuaçu, não tinham a mesma simetria das outras vezes e chegaram a ser consideradas falsas por Luiz Prestes Júnior.

Já em outubro de 2022, agroglifos bastante simétricos foram registrados na plantação de trigo de Sérgio Girotto, de 62 anos, também em Ipuaçu. O morador reside no município desde 1973 e disse não ter visto e nem ouvido nada na época.

Fonte: OESTE MAIS