Geral
11/01/2013 A instabilidade no fornecimento de energia elétrica está causando transtorno aos moradores das linhas Alto Rochedo, Grafunda Alta e Grafunda Baixa, no interior do município de Luzerna. As quedas se repetem constantemente, em algumas situações a falta de energia chega a durar 10h provocando estragos na produção leiteira e de frangos, principal fonte de renda da comunidade. Em contato com a reportagem da Rádio Catarinense na tarde desta quinta-feira (10), os moradores afirmaram que o problema é constante e que nenhuma ação desenvolvida teve o resultado esperado. A situação se agrava em períodos chuvosos ou quando há sobrecarga na rede, ou seja, quando muitos equipamentos conectados a rede são utilizados ao mesmo tempo.
A falta de energia elétrica faz com que a produção leiteira e de frangos fique ameaçada. O leite é um produto que necessita de um controle para a ordenha e para o resfriamento. Se em algumas dessas etapas ocorrerem falhas, toda a sistemática de produção se desestrutura. Na cadeia do frango, todo o sistema de alimentação e de água é eletrônico, ou seja, se não houver energia o sistema não funciona e por consequência corta todo o sistema de fornecimento do aviário. Além da alimentação, em períodos quentes, os aviários necessitam de ventiladores para climatizar o ambiente e evitar que os frangos percam peso ou até mesmo morram com o calor.
Nas residências, os piques de luz provocam a queima de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Quando a queda de energia não é total, o sistema de alimentação mantem a rede em uma fase, ou seja, equipamentos bifásicos e trifásicos que estejam conectados a esta rede podem ter problemas com o funcionamento ou até mesmo queimar. Além das perdas financeiras, a segurança da comunidade também fica a mercê do problema. Se não há energia, não há sistema de telefonia e, automaticamente, perde-se o contato e os moradores ficam isolados.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download