ADM/Joaçaba recebe autorização de comercialização de Biodiesel, mas é vítima de trapalhada da ANP

Erro pode causar prejuízos consideráveis a multinacional

Geral
17/01/2013

  O que tinha tudo para ser um dia alegre para a ADM acabou se tornando uma tragicomédia. Esta semana (15/01) saiu no Diário Oficial da União a autorização de comercialização da usina da ADM de Joaçaba (SC), o que aumenta consideravelmente a importância da empresa no mercado de biodiesel. O problema é que, numa trapalhada simplesmente inacreditável, a equipe da ANP acabou revogando a autorização de comercialização da ADM em Rondonópolis (MT), deixando a usina fora do mercado às vésperas da apresentação da documentação para o 29º leilão.

  Localizada no município de Joaçaba, a usina tem capacidade para fabricar até 183,6 milhões de litros de biodiesel por ano, o que faz dela a 16ª maior do País. A usina está sendo construída desde maio de 2011 é a primeira a ser instalada no estado de Santa Catarina. A autorização de operação para a nova usina havia saído em meados de dezembro. Agora, a empresa precisa conseguir o registro da Receita Federal a tempo para participar do 29º Leilão de Biodiesel.

Erro

Com uma falta de atenção enorme, a ANP concedeu autorização de comercialização para a usina de Santa Catarina e revogou a Autorização de Comercialização que pertencia à usina da ADM de Rondonópolis (MT), a de número 370 de agosto de 2011. Esse seria um passo necessário no caso de uma ampliação onde a autorização nova substitui a antiga, acontece que a usina de Joaçaba (SC) está entrando no mercado só agora e ainda não contava com a Autorização de Comercialização. Provavelmente achando que se tratavam da mesma planta, a equipe da agência revogou a autorização da usina errada. Acontece que a ADM de Rondonópolis é simplesmente a maior usina de biodiesel do Brasil – com capacidade para fabricar 486,7 milhões de litros por ano. Se não for corrigido logo, esse erro pode comprometer a participação da empresa no Leilão 29 e trazer com prejuízos consideráveis a multinacional. Somadas as duas usinas, a ADM passa a poder fabricar 670,3 milhões de litros de biodiesel por ano. Isso a torna a segunda maior do país em capacidade produtiva, atrás apenas da Granol que pode chegar a produzir 837,5 milhões de litros com suas três usinas. Representantes da ADM confirmaram que não tem interesse de parar com as atividades no Mato Grosso e se mostraram surpresos com o fato.

A ANP enviou e-mail para BiodieselBR.com informando que já foram tomadas providências para que o engano seja corrigido no Diário Oficial da União. A Autorização de Comercialização da usina de Joaçaba será republicada sem o trecho que revoga a autorização de Rondonópolis.

Fonte: Patrícia Herman – BiodieselBR.com
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM