Eventos fechados: MP e Bombeiros se reúnem para definir plano de fiscalização em boates de Joaçaba

Reunião nesta segunda-feira deu início às tratativas de ação no município

Geral
29/01/2013

A tragédia ocorrida na madrugada de domingo na boate Kiss em Santa Maria (RS) e que matou mais de 230 pessoas levantou uma preocupação país afora sobre a segurança em eventos fechados com grande concentração de público. A preocupação das autoridades responsáveis é quanto ao plano de prevenção de incêndio, saídas de emergência e alvarás de funcionamento. Especialistas afirmam que a legislação brasileira para eventos fechados é completa, porém, empresários não tem a cultura de cumpri-la. Em Joaçaba o assunto também veio à tona.

Nesta segunda-feira (28) a promotora da Vara da Infância e Juventude da comarca, Mônica Lerch Lunardi esteve reunida com o tenente do Corpo de Bombeiros de Herval d’ Oeste, Fábio Fregapani Silva para tratar de ações preventivas e, principalmente, da fiscalização em locais fechados onde acontecem eventos. Em entrevista a Rádio Catarinense, Fregapani lamentou o ocorrido no estado vizinho que ganhou repercussão internacional. “Logicamente a gente sempre imagina aquilo que pode ser melhorado na nossa região”, referiu-se no tocante à segurança dos estabelecimentos do gênero De acordo com ele, com relação aos locais sobre fiscalização do Corpo de Bombeiros será verificado se os sistemas preventivos contra incêndio estão em acordo com a legislação. “O rigor vai aumentar no sentido daquilo que está em lei”, destaca.

Outra ação imediata do Corpo de Bombeiros em conjunto com o Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Civil deve ser no que diz respeito à limitação de público em boates. “Serão feitas verificações durante as festas à noite para que a gente torne as edificações mais seguras para as pessoas que lá frequentam”, afirma.

Outro ponto observado por Fregapani é sobre as saídas de emergência. Ele lembra que devem ser respeitadas e principalmente identificadas para facilitar a evacuação do local o mais rápido possível em situações de risco. Ele considera que em boates, após o consumo de bebidas alcoólicas as pessoas, naturalmente, têm dificuldade e perdem um pouco a noção do espaço em que estão. “Por isso a sinalização e localização devem estar de forma nítida para as pessoas”, finaliza. A fiscalização em ambientes fechados deverá iniciar nos próximos dias.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM