Geral
08/03/2013 Foi cremado nesta sexta-feira (08) em Balneário Camboriú o corpo do professor Edmar de Oliveira Pinto (Edinho). O cerimonal aconteceu no anfiteatro do Crematório Vaticano às margens da BR-101.
Edmar de Oliveira Pinto lutava há anos contra um câncer de intestino que acabou se espalhando para outros órgãos do corpo. Ele nasceu em Curitiba Paraná e morreu com 62 anos. Em Joaçaba ocupou cargos importantes como Secretário de Educação, presidente da Liga das Escolas de Samba, Vereador e teve uma participação importante na fundação do curso de educação física da Unoesc. Ele veio para o município em 1977 como professor no Clube 10 de Maio e ainda ministrando aulas em outras escolas da rede pública. Teve passagem pelo futsal e também pelo atletismo de Joaçaba. A última ocupação dele em Joaçaba foi na função de Coordenador do Curso de Educação Física da Unoesc.
Nos últimos meses ele estava morando com a família em Bombinhas onde lutava contra o câncer. Optou por Bombinhas em razão da proximidade com o hospital na capital do Estado onde fazia tratamento e estava sendo submetido a uma série de cirurgias. Edmar de Oliveira Pinto era casado com Lilian de Fátima Pinto e deixa 3 filhos.Ele faleceu nesta quinta-feira (07) em Florianópolis.
Edmar de Oliveira Pinto
O paranaense Edmar de Oliveira Pinto, o Edinho, como era conhecido, iniciou sua carreira no esporte em 1966 seguindo os passos do pai, que foi jogador de futebol, e praticando atletismo. Jogou nas equipes juvenil e profissional do Clube Atlético Paranaense e integrou a equipe de atletismo do Colégio Militar de Curitiba, tendo participado dos Jogos Abertos Paranaenses e Brasileiros entre 1973 e 1975. Ainda em 1975 licenciou-se em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná e no ano seguinte mudou-se para Joaçaba, onde foi contratado pelo município para lecionar em escolhinhas e integrar a equipe de atletismo. A partir daí iniciou sua trajetória esportiva em Santa Catarina, primeiro competindo no atletismo, depois compondo a equipe de futsal de Joaçaba, junto com a qual disputou Campeonato Estadual e Jogos Abertos.
Foi campeão dos JASC tanto no atletismo quanto no futsal, representou a seleção catarinense de futsal em campeonatos brasileiros, foi técnico da equipe de futsal de Joaçaba, organizador e presidente da Olimpíada Estudantil de Joaçaba e Herval d’Oeste (OLIESJHO) de 1975 a 1990, superintendente da Fundação de Esportes de Joaçaba e presidente da Comissão de Cerimonial de Abertura dos JASC em 1988 e 1989 e dos PARAJASC e JASC de 2006.
Também foi diretor da Escola de Educação Básica Dulce Fernandes de Queirós, vereador, Secretário Municipal de Educação e candidato a prefeito em Joaçaba, coordenador da 9ª Coordenadoria Regional de Educação (hoje Gerência Regional de Educação), conselheiro do Conselho Estadual dos Desportos por três anos, mobilizador do Conselho Regional de Educação Física (CREF) para o registro de profissionais e vice-presidente do mesmo conselho por dois mandatos.
Foi presidente da Federação Catarinense de Desportes e vice-presidente da Federação Catarinense de Desporto Universitário. Foi também um dos responsáveis pela elaboração do projeto e implantação do Curso de Educação Física da Unoesc Campus de Joaçaba, do qual foi professor e coordenador desde então.
Fonte: Bruna Andrade
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download