Geral
03/04/2013 Uma moradora do município de Erval Velho que passou em primeiro lugar num teste seletivo, promovido pela administração, alega que não assumiu a vaga por ser obesa. O caso foi tornado público esta semana e poderá ter desfecho judicial.
Bárbara Regina da Luz, 19 anos, se inscreveu no teste seletivo para concorrer a uma vaga de auxiliar de serviços gerais, que consiste principalmente no trabalho de limpeza de vias públicas. A prova foi realizada no dia 10 de março e o resultado saiu quatro dias depois. Bárbara superou todas as candidatas que disputavam o cargo e só aguardava a nomeação. Ela informou a Rádio Catarinense que no primeiro exame médico realizado foi atestada aptidão para o trabalho. Para surpresa, dias depois, teria surgido outro exame com o resultado negativo e assinado pelo mesmo médico. Neste exame o médico apontava obesidade mórbida, o que em tese impediria a mesma de executar a atividade. Sem emprego e inconformada com a situação, Bárbara procurou por um advogado que deverá tomar providências, pois ela entende que tem condições de trabalhar. Um dos últimos empregos foi de empregada doméstica. O caso ganhou repercussão em Erval Velho.
A obesidade ocorre quando há um excesso de gordura corporal de 20%, comparado aos níveis desejáveis de peso e altura. A obesidade traz problemas para a área cardíaca, devido ao acúmulo de gordura no sangue e em alguns casos mais graves pode tornar inviável a atividade física.
Versão da prefeitura
O advogado, Leonardo Bitencurt, Assessor Jurídico da prefeitura, optou em não gravar entrevista, pois o assunto está sendo tratado com cautela pela administração. Ele admitiu que existem dois exames médicos contraditórios, como mencionado pela moradora, e disse que teria ocorrido um equívoco por parte do médico na hora de preencher o laudo. O médico é contratado pelo município para realizar este tipo de exame. O primeiro exame, que mostrou que a candidata era apta ao trabalho, foi realizado em Joaçaba. O advogado informou também que o caso não deverá ser revisto e a questão deverá ser conduzida judicialmente, caso haja demanda nesta esfera pela parte interessada.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download