Geral
04/04/2013 O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), garantiu 57 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social. No total, 245 dos 295 municípios catarinenses aderiram ao programa. Em 2012, foram 22 mil matriculados em 237 diferentes cursos.
Para 2013, cada município terá a oportunidade de solicitar os cursos de acordo com a necessidade nas oficinas de mobilização que serão realizadas pela SST em várias regiões do Estado. Nesta quinta-feira, 4, o encontro acontece em Luzerna, com a participação de representantes das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Concórdia, Campos Novos, Videira e Caçador. Durante a oficina, que está marcada para as 9h, no auditório do Senai, serão negociados os cursos de maneira regional, para que os municípios pequenos também tenham acesso. “O objetivo das oficinas é avaliar o mercado de trabalho, conciliar com a demanda dos municípios e com as instituições executoras para fazermos os ajustes. É a integração da assistência social com a política do trabalho”, destaca o diretor de Trabalho, Emprego e Renda da SST, Edilson Godinho. Outras oficinas serão realizadas em Chapecó, Tubarão, Lages, Joinville e Florianópolis.
Os cursos, voltados às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, são ministrados em instituições do Sistema S (Senac, Senai, Senar, Senat) e institutos federais (IFSC e IFC). A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos. As inscrições são feitas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios. “Os cursos do Pronatec são fundamentais para que se reduza a falta de trabalhadores qualificados no mercado de trabalho. Além disso, teremos mais trabalhadores empregados, mais renda e mais inclusão social” afirma o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva.
Pronatec
O Pronatec integra as ações do Pacto pela Proteção Social, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), que prevê investimentos de R$ 139,2 milhões em ações sociais até 2014. O Governo do Estado aderiu ao programa, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A SST contribui na articulação entre os municípios e as unidades que oferecem a qualificação.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download