Rádio Catarinense tem acesso ao canteiro de obras do Frigorífico Aurora em Joaçaba

Obras de reforma e ampliação deverão ficar prontas em novembro

Geral
23/04/2013

     A semana começou com uma boa notícia para o setor agroindustrial do Meio-Oeste catarinense. O encaminhamento que faltava para o início das obras de perfuração do poço artesiano e canalização dos efluentes do Frigorífico Aurora até o rio Caraguatá teve uma definição. A informação é do presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster. Segundo ele, além dos R$ 60 milhões que serão aplicados na unidade, inaugurada em 2002, a empresa irá desembolsar também os valores necessários para a perfuração do poço e canalização dos efluentes, com o governo do Estado compensando o custo através de incentivos fiscais. A medida se deu após proposta do governo que alegou falta de dinheiro para custear o benefício. Lanznaster adianta que uma empresa do Paraná já foi contratada para executar o serviço que deve iniciar até o dia 15 de maio. O montante levantado pela Aurora no projeto apresentado ao governo era de R$ 8 milhões a fim de dobrar a oferta de água potável na indústria e na construção de uma tubulação de seis quilômetros para o despejo dos efluentes tratados no rio Caraguatá.

     Na tarde desta segunda-feira (22) a reportagem da Rádio Catarinense teve acesso ao canteiro de obras do frigorífico Aurora. A visita foi acompanhada do engenheiro Jampier Menegatti, que fiscaliza os trabalhos. Ele explica que a reforma e ampliação da unidade de Joaçaba engloba a construção de mais seis câmaras de resfriamento, um setor de miúdos onde serão trabalhadas as partes interna e externa do suíno, mais uma área de apoio com vestiários, área de troca e higienização dos funcionários, almoxarifado industrial e ampliação de uma lagoa de decantação, entre as principais. Menegatti salienta que foi feito um estudo para adequação das normas exigentes para exportação, e que as obras estão sendo executadas conforme exigência dos órgãos internacionais. Segundo ele, atualmente cerca de de 80 funcionários trabalham na construção civil. O engenheiro estima que o pico da obra terá cerca de 150 pessoas trabalhando, incluindo os que farão as montagens dos equipamentos. Menegatti adianta que aproximadamente 40% do cronograma na estrutura física já foi excutado, e confirma que a previsão de conclusão do trabalho é para novembro, depois haverá dois meses de testes para verificar se tudo está em conformidade com o que foi projetado. O abate deverá começar em janeiro de 2014. Estão sendo ampliados 16 mil metros quadrados, cuja soma total será de 22 mil metros quadrados.

    O frigorífico Aurora deverá retomar as atividades abatendo 1.500 suínos por dia, mas a capacidade será para 3 mil animais em dois turnos. A reabertura do frigorífico de Joaçaba gerará 800 empregos diretos e 2,4 mil empregos indiretos, o equivalente a quatro vezes o número de postos de trabalho que existia quando a unidade fechou em 2009. Em termos de logística, a Aurora cobra por intermédio do presidente Mário Lanznaster, que também é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) a construção da Ferrovia da Integração passando pelo Meio-oeste catarinense, podendo servir de corredor para o transporte da produção da unidade de Joaçaba até os portos.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM