Posto Avançado: Prefeitura de Joaçaba anuncia contratação de 4 funcionários

Medida deve acelerar processo para dar início às atividades no local

Geral
24/04/2013

     A ativação do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros junto ao Aeroporto Santa Terezinha pode estar próxima de acontecer. Essa é a expectativa da administração municipal de Joaçaba que confirmou a contratação de quatro motoristas para atender a unidade localizada na Cidade Alta. O número de profissionais seria de competência do município, devendo contar ainda com a participação de Herval d' Oeste e Luzerna que viabilizariam mais um profissional cada. A informação foi repassada pelo prefeito de Joaçaba, Rafael Laske. Segundo ele, a soma de esforços dos três municípios se faz necessária devido à abrangência regional do aeroporto Santa Terezinha. A partir de agora, seria de competência do Governo do Estado colocar à disposição seis bombeiros militares, totalizando 12 pessoas que se revezariam nos turnos de serviço. O funcionamento do posto avançado do Corpo de Bombeiros no aeroporto, além de atender os moradores da Cidade Alta e usuários da BR-282, é uma cobrança da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

       Recentemente o deputado estadual Neodi Saretta (PT) fez pronunciamento na Assembleia Legislativa de Santa Catarina pedindo a imediata designação de bombeiros militares para atender o posto avançado no aeroporto de Joaçaba. “Consta, inclusive, pela placa daquela unidade, que essa obra deveria estar pronta, concluída em setembro de 2012, mas passado mais de meio ano a situação está igual, ou seja, sem o devido funcionamento da unidade avançada do Corpo de Bombeiros Militar no aeroporto de Joaçaba. Trago aqui um extrato da matéria produzida pela Rádio Catarinense, que traz o anseio da comunidade regional pelo início do funcionamento do posto avançado”, disse. Saretta destacou que o impasse deve ser solucionado pelos bombeiros militares. “E fizemos um apelo - e estamos, inclusive, transformando isso numa indicação - ao comando-geral dos bombeiros militares de Santa Catarina, à secretaria de Segurança e ao governo do estado para que providenciem a contratação dos bombeiros e a ativação desse posto avançado”. O parlamentar também citou o incêndio em que um imóvel nas proximidades foi consumido em aproximadamente 20 minutos. “Se houvesse aquela unidade avançada poderia ter atendido, quem sabe, aquela ocorrência e evitado um prejuízo maior”, finalizou.

      Entidades como a Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC) cobram a ativação da unidade. Segundo o diretor de Infraestrutura da entidade, Luiz Sérgio Beló, a alegação para o não funcionamento do posto avançado dos bombeiros até agora é a falta de efetivo, estimado em 12 homens. O diretor de Infraestrutura da Acioc reforça que em reunião com o prefeito de Joaçaba e o comando do Corpo de Bombeiros ficou acertado que, pelo fato de o aeroporto ser regional, o município de Joaçaba está encarregado de contratar quatro homens, e Herval d' Oeste e Luzerna mais um cada, com o restante de responsabilidade do Estado. Beló afirma que o atendimento do posto avançado não pode mais esperar. A administração municipal investiu no posto avançado mais de R$ 241 mil, incluindo a parte física e obras no entorno do prédio.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM