Geral
23/05/2013 “Acendeu a luz Vermelha no Hospital Universitário Santa Teresinha de Joaçaba”. A citação foi feita pelo diretor do Hospital, Adgar Bitencurt, durante reunião realizada com os Secretários de Saúde dos municípios que fazem parte da AMMOC. A direção do hospital está preocupada com a demanda de pacientes no setor de urgência e emergência que está prejudicando o atendimento aos casos de maior gravidade. A situação é considerada delicada pois muitos pacientes procuram pelo hospital, quando na verdade deveriam primeiro passar pelas unidades de saúde dos município. Uma pesquisa realizada nos três primeiros meses deste ano apontou que 86% dos pacientes atendidos em janeiro, fevereiro e março não eram casos de urgência e emergência, pois não corriam risco de morte. A situação foi repassada aos secretários de saúde para que os mesmos façam um trabalho de conscientização junto a população. O diretor do hospital, Adgar Bitencurt disse que 86% dos pacientes que passaram pelo setor de emergência do HUST, casos considerados não urgentes e que poderiam ter procurado pelos postos de saúde, representam em números 12.842 pessoas. Outro dado que impressiona é que de todas as consultas feitas, 69% eram acompanhadas de procedimentos e demandou necessidade de exames. O diretor revelou também que a média de atendimento de pacientes por médicos já chegou ser de 4 a cada 10 minutos, o que compromete de certo modo a qualidade dos serviços prestados. Diante da situação considerada grave, o diretor do HUST sugeriu algumas medidas de conscientização por parte dos Secretários de Saúde da AMMOC e dos profissionais que atuam nos ESFs.
Neste primeiro momento foi alertado os Secretários de Saúde para o problema. A partir desta semana o Hospital Universitário Santa Teresinha já está intensificando o processo de triagem através de uma classificação de risco. O paciente está sendo avaliado e em caso de não ter risco maior ele está sendo encaminhado de volta aos municípios para atendimento nas unidades de origem.
O presidente do Colegiado dos Secretários de Saúde da AMMOC, Valmor Dresch, orienta que a população procure no primeiro momento pela unidade de saúde do bairro. Caso haja necessidade os profissionais encaminharão para atendimento no Hospital Universitário Santa Teresinha.
Casos considerados de emergência pelo HUST
Cortes, quedas, acidentes, vítimas de tiros e facadas, sangramentos, AVC, suspeitas cardiológicas, enfartos e pacientes conduzidos pelo SAMU e Bombeiros.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download