Geral
07/06/2013 Em meio a tantos fatos lamentáveis relatados nesta semana pela Rádio Catarinense, a exemplo da morte de um jovem de 24 anos em Herval d' Oeste, que perdeu a vida após receber oito facadas durante discussão em Herval d' Oeste, dois casos contrastantes com a violência chamaram a atenção em Joaçaba e Herval d' Oeste, sinais claros de respeito à vida, de qualquer espécie, haja vista que maus-tratos, agressões e abandono são os crimes mais comuns cometidos contra os animais.
No primeiro caso uma dona de casa encontrou um cão abandonado na rua, sensibilizada com a situação, e mesmo sem ter local apropriado para criá-lo, acabou levando o animal para casa até que conseguisse achar alguém que quisesse adotá-lo. Carinhosamente ela passou a chamá-lo de Xirú. A história de Xirú, divulgada pela emissora, chegou ao conhecimeto de um casal que mora em Água Doce se interessou pelo cão, entrou em contato e veio a Joaçaba para buscá-lo, garantindo assim um lar seguro e carinho para o animal.
Outra história de pessoas de bom coração aconteceu em Herval d' Oeste. Acostumada com notícias de crueldade contra os animais, a acadêmica de Jornalismo da Unoesc Joaçaba, Camila Freitas, salvou um gato que havia sido abandonado dentro de uma sacola plástica em plena via pública. O fato aconteceu na noite desta terça-feira (04) na rua Santos Dumont. Por volta das 23h, Camila se deslocava de motocicleta para a casa do namorado quando se deparou com a embalagem amarrada e com alguma coisa se mexendo dentro, praticamente no meio da pista em frente a uma sorveteria. Ao retornar para ver o que se tratava, percebeu que dentro da sacola havia um filhote de gato, que agonizava por falta de ar. “Abri a sacola e vi que era um gatinho lindo, peguei ele e trouxe para casa”, recorda. Compadecida, a estudante levou o felino para casa para alimentá-lo e para que pudesse descansar. Ela não pôde ficar com o gato porque mora em apartamento. Uma jovem que acompanhou a história do felino pela Rádio Catarinense entrou em contato com a estudante e adotou-o no mesmo dia.
Crime
De acordo com a lei Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998, maltratar um animal é crime, previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, ou seja, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos pode resultar em detenção, de três meses a um ano, e multa. Caso o praticante incorrer nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos a pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer morte do animal.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download