Prefeitura quer concluir em 15 dias recuperação de encosta em bairro de Herval d' Oeste

Município decretou emergência por risco na rua Francisco Porto Moreira

Geral
22/06/2013

   A prefeitura de Herval d' Oeste pretende concluir a recuperação de uma encosta na rua Francisco Porto Moreira, bairro Santo Antônio, em até 15 dias. A informação é do engenheiro Cleimar Piovesan. No dia 15 de maio o prefeito Nelson Guindani decretou situação de emergência, após reunião da Defesa Civil municipal, devido aos riscos de deslizamento de terra no local. Piovesan explica que, a partir da assinatura do decreto foi efetuado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) por intermédio do Ministério Público, depois que moradores procuraram a promotoria para reclamar do problema.

    Ele conta que foi estipulado um prazo de 60 dias para a prefeitura recompor a situação causada por um deslizamento anterior. O engenheiro afirma que os trabalhos iniciaram imediatamente após o TAC, porém, as condições climáticas teriam atrapalhado o andamento das obras. Piovesan afirma que, mesmo assim, foi feita a remoção em torno de 60% do material. As pedras maiores foram deixadas com o propósito de servir de contenção. O talude que apresentava uma declividade pequena, segundo ele, também foi melhorado, passando de 90 graus para aproximadamente 60 graus. A prefeitura ainda conseguiu uma licença ambiental junto a Fatma para retirada da vegetação na parte alta do deslizamento.

    Piovezam informa que serão construídos degraus para aliviar o peso das pedras, a fim de evitar outro tipo de deslizamento. “A intenção da prefeitura é de concluir antes do prazo estipulado no TAC, o que vai depender bastante das condições do tempo”, projeta. Os trabalhos estão sendo executados com maquinário e funcionários da prefeitura. De acordo com o engenheiro, a situação de emergência foi decretada não pela situação de risco, mas para precaução de um acidente maior que poderia causar interdição da rua ou atingir alguma residência, e que necessitaria de uma aparato maior e mais ágil para resolver o problema, o que demandaria também um custo maior para o município.

 

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM