Manifestantes farão protesto silencioso na Câmara de Vereadores de Luzerna

Intenção é pressionar a redução no preço das passagens de ônibus

Geral
23/06/2013

     Um grupo de aproximadamente 30 pessoas se reuniu na tarde deste sábado (22) na praça em frente à Igreja Matriz de Luzerna para articular formas de pressionar a redução no preço das passagens de ônibus no município. O encontro foi articulado pelo estudante Matheus Geuster. Segundo ele, o valor cobrado atualmente pela empresa Joaçabense, que presta o serviço, é considerado excessivo. O custo do bilhete chegou a passar para R$3,50 a Joaçaba, porém, o prefeito Rafael Laske revogou o decreto que permitia o reajuste após forte mobilização popular.

   O proprietário da empresa Joaçabense, Heitor Hoppen, participou da reunião em praça pública. Ele concorda com a reclamação dos usuários, e afirma que realmente o valor poderia ser menor, caso o preço do óleo diesel, considerado o vilão da fatura, estivesse maisem conta. Deacordo com ele, se não foi dessa forma, fica inviável para os empresários o serviço. Hoppen se comprometeu a fazer algumas linhas no período de férias (julho e dezembro) para atender estudantes de Luzerna que frequentam cursosem Joaçaba.

   Durante a reunião o grupo decidiu fazer uma manifestação na Câmara de Vereadores de Luzerna, nesta segunda-feira (24), a fim de sensibilizar os vereadores com o pleito. Como não há tempo hábil para utilização da tribuna popular para a sessão desta semana, conforme prevê o Regimento Interno, os manifestantes farão um protesto silencioso no plenário do Legislativo com cartazes e faixas, além do contato individual com os parlamentares. A sessão inicia às 19h30. Outra decisão tomada foi a participação no novo protesto que acontecerá em Joaçaba na próxima quinta-feira (27), a partir das 17h30 na praça Adolfo Konder (praça da prefeitura), que também irá pedir a redução do preço dos bilhetes de ônibus.

Consórcio

 Nesta semana, o prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, revogou decreto que permitia o aumento no preço das passagens de ônibus. Contudo, ele admitiu que a medida desagrada aos empresários do ramo. “Quem vai pagar com isso, e a gente sabe que o óleo diesel aumentou, são as empresas que irão sofrer muito com isso”, admite. Laske reitera que a intenção é discutir a criação de um consórcio intermunicipal entre Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna que integre e ofereça transporte de qualidade sem afetar as empresas. Em Joaçaba foi realizado um protesto na última terça-feira (18) que reuniu 2,5 mil pessoas, e que isso contribuiu decisivamente para a revogação do decreto.

 Passe único

 Rafael Laske comenta que há mais de dois anos está se discutindo a intenção de se criar o passe único no transporte coletivo de Joaçaba, Herval e Luzerna. Os prefeitos de Herval d’ Oeste, Nelson Guindani, e de Luzerna, Moisés Diersmann, garantiram que têm interesse em integrar o transporte público coletivo. Ele cita que a empresa que fez o estudo em Joaçaba e Herval, poderá fazer o mesmoem Luzerna. Umprojeto para licitação do transporte integrado deverá ser encaminhado nos próximos dias à Câmara de Vereadores, para permitir que as empresas que prestam o serviço nos três municípios possam participar do mesmo certame.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM