Geral
25/06/2013 Foi realizada na noite desta segunda-feira uma reunião aberta à comunidade com representantes de empresas de ônibus que prestam serviço de transporte coletivo em Joaçaba e Luzerna, políticos e lideranças comunitárias. O encontro aconteceu no auditório da Acioc em Joaçaba e teve como objetivo debater uma possível diminuição no preço das passagens de ônibus e a implantação do transporte público integrado entre os municípios de Joaçaba, Herval d' Oeste e Luzerna.
A reunião foi organizada pelo empresário Alexandre Danielli. Ele considera a reunião positiva por não ter liderança ou caráter político-partidário. Danielli conta que foi inteirado pelos empresários do ramo de transporte coletivo que professores, policiais e funcionários dos Correios não pagam passe, bem como estudantes de ensino fundamental e médio.
Danielli sugeriu que os vereadores, acompanhados pela imprensa, percorram de ônibus algumas linhas para saber a realidade das estradas e do serviço prestado. Na reunião, ficou definido que os vereadores de Joaçaba farão moção pedindo a redução da carga tributária no país e a redução do preço do combustível. Os vereadores presentes ao encontro afirmaram que estão dispostos a ficar do lado dos manifestantes e pretendem discutir a possibilidade de, se possível, o município subsidiar o aumento no preço dos combustíveis em nível local para reduzir o preço das passagens de ônibus, desta forma não prejudicando os usuários e nem os empresários que prestam o serviço.
O empresário Ivo Hack Junior, proprietário da empresa Estrelatur, apresentou uma planilha de custos que foi considerada bastante elevada, em termos operacionais e de despesas. Hack Junior afirma que não é contrário ao pleito dos manifestantes, e atribui à elevada carga tributária o aumento no valor das passagens e a notória inflação que tomou conta do país. O último aumento foi aplicado em janeiro de 2012, e segundo ele, o reajuste de agora foi de R$ 0,20 em três anos, onde houve três dissídios coletivos e o gradativo aumento dos combustíveis. Outros fatores apontados pelo empresário são a carga tributária pesada sobre as pequenas empresas, corrupção e impunidade.
Ele compara a realidade da região diferente dos grandes centros, e que a redução de impostos anunciados pelo Governo Federal não afeta as pequenas empresas, em cidades na faixa de 30 mil habitantes, por exemplo. “Infelizmente não podemos arcar com essa diferença de transportes e de custos”, argumenta. Hack Junior reitera que a decisão do prefeito Rafael Laske de revogar a majoração da tarifa de ônibus não é isolada, pois estava há dois meses no gabinete do prefeito. Ele salienta que o reajuste das passagens de ônibus atingiu o índice de 7%, enquanto que o preço do óleo diesel chegou a 30%.
O empresário adianta que irá buscar uma medida que não gere impacto radical na empresa. Porém, Hack Junior reitera que se não houver redução de despesas poderá haver demissão de funcionários. “Vamos tentar chegar a um meio termo para evitar que isso aconteça”, reforça. O representante da empresa Joaçabense, Heitor Hoppen, também presente ao encontro, não quis conversar com a imprensa.
O presidente da Câmara de Vereadores de Joaçaba, Elói Hoffelder, considera que os empresários estão “estrangulados” pela situação de ou aplicam o reajuste ou param algumas linhas. Hoffelder garante que terá uma conversa com o Executivo para viabilizar o subsídio de alguns custos para evitar que as empresas paralisem o serviço, bem como conversar também com os donos de postos de combustíveis para juntar forças no pleito em nível federal.
Uma nova manifestação acontecerá nesta quinta-feira (27), às 17h30 em frente a prefeitura de Joaçaba, pedindo a redução da carga tributária, do preço dos combustíveis e das passagens de ônibus, entre outros assuntos pontuais.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download