Geral
03/07/2013 Muito esforço, dedicação e treino, assim a atleta Daniele Da Cunha que sagrou-se campeã da categoria Body Fitness até 1,68cm define seu dia a dia. A fisiculturista participou do Campeonato Catarinense de Fisiculturismo no dia 29 de junho, no Rancho Maria's em Balneário Camboriú e trouxe para Joaçaba o troféu de campeã. Cerca de 80 mulheres participaram da competição, divididas em categorias.
A atleta já conquistou vários títulos importantes como o Campeonato Sul-Brasileiro e a Copa Sul-Sudeste. Daniele também participou do um campeonato mundial, Arnold Classic em Ohio no mês de fevereiro, e conquistou a 7ª colocação.
Daniele é empresária, proprietária da Perfecta Suplementos e destaca que a categoria em que participou possuía diversos critérios de avaliação. “Essa categoria preza pela beleza, a definição dos músculos e os detalhes femininos, além da atleta saber andar e posar no palco”, explica. “Os jurados avaliam a qualidade muscular do ombro e da cintura principalmente”.
A atleta nem teve tempo para descansar, teve apenas um dia de folga na exaustiva dieta, e já começou preparação para o Campeonato Brasileiro da categoria, que acontece no Rio de Janeiro no dia 13 de julho. “As vencedoras do Brasileiro garantem vaga para o Campeonato Mundial, que geralmente acontece na Espanha e deverá ser realizado no fim do ano”, salienta. O mundial é chamado de Arnold Classic Europe. “Já estou pensando lá na frente, sei que tenho grandes chances”.
O Brasileiro acontecerá daqui 15 dias e Daniele treina para garantir a vaga. “O objetivo é classificar entre as duas primeiras atletas. Estou restabelecida, reidratada e sei que enfrentarei no mínimo 20 atletas”, destaca. “As meninas de São Paulo e Rio de Janeiro são as mais fortes”, enfatiza.
Daniele destaca que Santa Catarina tem sido evidenciada nas competições pelo alto nível dos atletas, mas também depois da criação da IFBB (Federação de Fisiculturismo do Estado de Santa Catarina). “Os presidentes Tiago e Taize Freitas são atletas e também competem, sabem do valor e a dificuldade para o preparo para as competições”, explica.
Preparo
A preparação da joaçabense é realizado pelo marido que é médico ortopedista e do esporte. Leonardo de Mesquita Cruz, da Clínica IOT acompanha a atleta que semanalmente precisa atingir metas de ganho de peso, força e definição. Daniele que treina há quatro anos, é natural de Itajaí e morou em Balneário Camboriú, também é auxiliada pelos treinadores Tiago e Taize Freitas.
A uma semana de competições, Daniele chega a realizar três treinos aeróbicos por dia e tem dieta extremamente restritiva. “Chegou além do meu limite, e a cada campeonato me supero, por isso é tão importante o acompanhamento médico, e o apoio dele que também é meu marido”, diz. “A preparação para os campeonatos e intensa. Já fiquei um ano de dieta, sem comer chocolates, beber refrigerantes e essas outras “besteirinhas” que a maioria das pessoas come e gosta”, ressalta.
Incentivo
“O meu esporte ainda é desconhecido e ainda não é tão bem aceito. Diria até tratado com certo preconceito. Já que tanto homens quando mulheres, não acham “normal” uma mulher definida e forte”, diz. “Faço dieta o ano inteiro, meu prazer é o esporte, para as outras pessoas dieta é um sacrifício, mas para mim não é”.
Daniele diz que começou a treinar para melhorar a qualidade de vida, foi onde conheceu o esporte e acabou se apaixonando. “Eu era magra, pesava 46 kg, sentia meu corpo cansado e não tinha ânimo. Por insistência do meu esposo comecei a treinar. Depois disso mudei meu estilo de vida. Ganhei peso, cerca de 32 kg e passei a ter uma alimentação mais saudável e equilibrada. Hoje tenho mais disposição e adoro o que faço”, afirma.
Na região, apenas Daniele e Eduardo Biolchi participam de competições na categoria. “Não tenho patrocínio e tudo que investimos no esporte sai do nosso bolso. O gasto mensal chega a R$ 5 mil. Sem contar as inscrições, que em competições internacionais chega a R$ 500,00. Além disso, investimos em biquínis e sapatos para a apresentação e ainda todo o investimento em suplementação e dieta”.
Mas o maior treinamento segundo Daniele é o psicológico. “Lidar com a falta da comida e a privação do convívio social – evitado para coibir excessos, só é tratado com o apoio do meu marido e da minha família que não me deixa desistir nunca”, destaca.
O esporte
O fisiculturismo é uma prática de musculação um pouco diferente da normal. Os atletas treinam seu corpo para ficar inteiro musculoso. As competições de fisiculturismo ocorrem em forma de apresentações coletivas ou individuais de comparação e podem ser disputadas tanto por homens quanto por mulheres. Os requisitos avaliados são volume, simetria, proporção e definição muscular.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download