Onça é filmada em Alto Bela Vista. Felino pode estar provocando desaparecimento de animais

Geral
15/07/2013

   Mistério no município de Alto Bela Vista, próximo a Concórdia. Uma onça, da espécie suçuarana, que pode atingir mais de 1 metro de comprimento e 60 centímetros de altura, pode estar sendo a responsável pelo desaparecimento de bezerros em algumas propriedades rurais. Vestígios de que o animal pode estar habitando as matas na região de Linha dos Vicente já foram encontrados por alguns agricultores, como é o caso de Élcio Béker. “Esses dias eu estava na lavoura caminhando e encontrei pegadas enormes, maiores que a minha mão” disse o agricultor.

   Em 2009 o fotografo Leandro Schnneider de Alto Bela Vista conseguiu filmar a onça. Contratado pela prefeitura para filmar uma caminhada, ele havia se distanciado do grupo para descansar.  Sentado numa trilha ele percebeu que não estava sozinho. No meio de uma vegetação, há cerca de 30 metros, Leandro visualizou a causa do animal. Sem saber do que se tratava, ele procurou ligar a filmadora e fazer o registro. “Eu comecei filmar e logo percebi que tratava-se de uma onça e se eu não filmasse ia passar por mentiroso” disse o fotografo.  Pouco tempo depois de iniciar a gravação o felino despareceu no mato. Para assistir o vídeo clique aqui

Ouça entrevista com o fotógrafo:
Ouvir

Onça (Suçuarana)
É o segundo maior felídeo neotropical, menor apenas que a onça-pintada. Chega a atingir 1,08 m de comprimento, mais a cauda que é longa medindo até 0, 61 m e 63 cm de altura e a pesar até 80 kg. Seu pêlo é em geral bege-rosado, pode ser cinza, marrom ou cor-de-ferrugem. O comprimento do pêlo varia conforme o habitat - vai de curto a muito longo. Seu período de vida é de 20 anos em cativeioro. Entre os felinos é um dos melhores saltadores, podendo saltar para o chão, de alturas de até 15 metros, pode dar também saltos de até 6 metros de extensão isto facilita sua caça. Suas garras são muito longas.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM