Município de Catanduvas vai implantar projeto para combater Piolho

Projeto vai envolver alunos das escolas municipais

Geral
18/07/2013

  A Secretaria Municipal de Saúde já está adquirindo os medicamentos que serão utilizados no projeto “Piolho? Nem pensar”, que será desenvolvido pela Saúde, Assistência Social e Educação de Catanduvas. O projeto vai abranger as escolas municipais, através das equipes dos ESFs e deve iniciar em 20 dias. O projeto foi assunto na reunião do Conselho Municipal de Saúde, que aconteceu na segunda-feira, dia 15, onde os membros aprovaram o mesmo.

  A idéia de desenvolver o projeto, que tem o objetivo de promover ações que efetivem o controle e/ou a extinção dos piolhos, surgiu após os profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) identificar, nas atividades rotineiras, a presença significativa de piolhos entre as crianças e adolescentes. Assim, segundo a secretária de Saúde, Elizete Cardoso, surgiu a necessidade de desenvolver ações preventivas, curativas e de conscientização, que precisa envolver também as famílias, tendo em vista que são responsáveis pelas ações que controlam ou extinguem o problema.

  “Neste momento as equipes dos ESFs, que vão desenvolver o projeto, aguardam os medicamentos que serão utilizados para combate da contaminação do piolho e outros parasitas, para que assim possa elaborar as ações de como o projeto Serpa desenvolvido nas escolas, sendo que vai ser necessária a participação de vários profissionais da Saúde”, explica a secretária.

  Segundo dados do setor social do município, cerca de 130 crianças, de 6 a 15 anos matriculados no SCFV estão impossibilitados de realizar a oficina de autoestima, que envolve o corte e embelezamento dos cabelos, pela alta taxa de presença de piolhos e lêndeas, que chega a 70% das crianças matriculadas. O planejamento do projeto foi elaborado pela equipe pedagógica do SCFV, Marcia Pasqualli, Sherlon Cristina de Bastiani e Valdemir Bogoni.

Fonte: Jornal O Fato
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM