Neve: Da euforia ao sofrimento

Geral
23/07/2013

  A cobertura jornalística da Neve na região de água Doce neste início de semana nos remete a uma pequena, mas necessária observação.  A serviço da notícia ou simplesmente da curiosidade e movidos pela expectativa de registrar em fotos o fenômeno, dezenas de jornalistas e turistas foram até Água Doce em busca da melhor foto para registrar o momento. Movidos por euforia e adrenalina todos, inclusive eu, esperavam com muito entusiasmo a Neve. Quando ela surgiu a alegria estampada no rosto predominou e no clima contagiante todos torciam para mais intensidade e frio, isso que os termômetros já estavam marcando temperaturas negativas.

  A observação necessária, que precisa ser levada em consideração, faz um contraponto entre a euforia e o sofrimento. Enquanto profissionais da área da comunicação, a serviço do jornalismo e da notícia, não podemos esquecer o outro lado da moeda. No retorno à Joaçaba, depois de inúmeras fotos retratando a beleza que é a Neve, refletimos sobre o lado muitas vezes obscuro das consequências das temperaturas baixas para pessoas menos favorecidas. Pessoas que talvez não tiveram a oportunidade de comprar uma máquina fotográfica ou mesmo estar dentro de veículos aquecidos passeando pela região numa noite extremamente fria. Esta reflexão surgiu depois de uma longa jornada de trabalho, onde descarregamos duas baterias em mais de 400 fotos, e ao nos depararmos com um cidadão caminhando na rua, com pouca proteção nos pés e com um grande cobertor enrolado ao corpo. De um lado a alegria, o entusiasmo a euforia. Do outro, a poucos quilômetros, o sofrimento de quem não vê a hora do frio ir embora. Esta é a nossa realidade num país de muitos contrastes, mas principalmente diferenças. (Marcelo Santos)

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM