Reitor da UDESC revela dificuldades para implantação do Polo em Joaçaba

Polo poderá iniciar atividades oferecendo apenas cursos à distância

Geral
30/07/2013

Na passagem por Joaçaba na semana passada, o governador Raimundo Colombo afirmou que está buscando uma reunião para tratar com o reitor da Udesc para saber em que pé está a instalação do prometido polo da Universidade para o município. Em contato com a Rádio Catarinense, o reitor da Udesc, afirmou que dois entraves administrativos atrapalham a possibilidade de instalação da Universidade do Estado de Santa Catarina em Joaçaba. Um é a autorização do Ministério da Educação para o funcionamento de cursos presenciais e o outro, a não previsão de recursos no orçamento do Governo do Estado para este ano. Professor Antônio Heronaldo de Souza, afirmou que a universidade busca, dentro da sua possibilidade, expandir para as diversas regiões do estado. Segundo ele, há dificuldade financeira haja vista o orçamento da Udesc ter ficado R$ 18 milhões abaixo do previsto no ano passado. Antônio Heronaldo de Souza comentou que em 2012 teve início o processo para instalação de um polo de educação à distância, que está em andamento junto ao MEC. Quanto à realização de cursos presenciais, os critérios de avaliação são, segundo ele, ainda mais minuciosos. O reitor da Udesc ressalta que recebeu nesta segunda-feira (29) um documento informando que o deputado federal Jorginho Mello fez emenda no orçamento da União, no valor de R$ 1 milhão, para a reforma da escola Iraí Zílio, que foi cedida pelo Estado para o polo da Udesc, mas que também será dividida para o polo previsto para Caçador.

Professor Antônio Heronaldo de Souza não esconde que a pressão política, neste momento, pode fazer a diferença, citando inclusive o papel de outras instituições, a exemplo da Assembleia Legislativa nas conversações junto ao Governo do Estado. O reitor da Udesc explicou que, assim que o MEC der aval, a Udesc pode iniciar as atividades com cursos à distância, como vem acontecendo, segundo ele, em cinco outras regiões do estado, que começaram a funcionar sem orçamento previsto e sem ter cursos presenciais, que é o grande anseio dos municípios. Ele disse ainda que com a perspectiva de melhora na arrecadação do estado, possa ser destinado um montante considerável de recursos para a expansão da Udesc no estado, desta forma, contemplando Joaçaba com os almejados cursos presenciais

 

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM