Geral
30/07/2013 Uma grande obra com um modelo arquitetônico arrojado. Está é a primeira sensação que se tem quando se chega a nova unidade do Senai em Joaçaba. Com investimentos de R$ 6 milhões, o novo local de ensino será modelo em toda a região e deverá atender, quando estiver funcionando com sua capacidade máxima, aproximadamente 2000 alunos de toda a região meio-oeste de Santa Catarina. “A nossa intenção é fazer um trabalho regional e proporcionar ao nosso público-alvo uma disponibilidade maior de cursos sempre de acordo com as necessidades e o desenvolvimento de cada setor”, destaca Jucilmar Machado, Diretor das Unidades de Joaçaba, Luzerna, Capinzal e Campos Novos.
A unidade do Senai de Joaçaba será um complemento para as demais. Entre as mudanças que deverão ocorrer, principalmente entre as unidades de Joaçaba e Luzerna que são as mais próximas, está à transferência completa do curso de mecânica para Joaçaba. “Queremos agregar valor para as nossas unidades. Aqui em Joaçaba nós queremos trazer toda a parte de mecânica que está em Luzerna devido ao espaço e as novas condições que estão sendo oferecidas. Em Luzerna, a nossa intenção é de aprimorar o trabalho que já está sendo ofertado em Eletrônica, Eletrotécnica e áreas afins com inserção de novos cursos com destaque até mesmo para o setor automobilístico”, comenta.
A previsão de inauguração é 12 de agosto mesmo com as obras não finalizadas. “O Senai de Joaçaba irá começar a atender no início do próximo mês devido ao início do segundo semestre para algumas turmas. É claro que nem todas virão para Joaçaba de modo repentino. Os iniciantes em mecânica, ou seja que estão nas fases iniciais virão para Joaçaba, os que estão na fase final continuam em Luzerna”, explicou. Em 2013 o Senai da região teve 4.390 inscritos e com a finalização da obra de Joaçaba a previsão é de que este número aumente. “Neste ano nós tivemos 4.390 inscritos nas três unidades que são Luzerna, Capinzal e Campos Novos. Com o incremento de Joaçaba a nossa intenção é que este número aumente consideravelmente já que este novo espaço será dedicado para cursos técnicos, de aprendizagem industrial através do Pronatec e cursos pontuais de até 160 horas”.
Sobre os novos cursos que serão oferecidos a comunidade Machado comenta que o Senai está de olho no mercado profissional e deverá trazer para a região cursos diferenciados. “Estamos desenvolvendo estudos de viabilidade e fechando parcerias com algumas empresas interessadas, mas já se tem o interesse de, aqui na nova Unidade (em Joaçaba), se oferecer cursos como Química, Edificações, Moda e Segurança no Trabalho”. As novas salas que receberão os alunos estão todas equipadas com internet, climatizador e sistema multimídia que permite ao professor uma interação mais próxima com o aluno através das tecnologias disponíveis.
Machado ressalta que o SENAI está oferecendo duas modalidades também de Cursos Técnicos: o pago e o gratuito. Através de incentivos do Governo Federal, os alunos de baixa renda e que sempre estudaram em escola pública podem aderir a um dos cursos via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico, o Pronatec. “Os cursos técnicos que nós oferecemos, o seu período de inscrição sempre é feito de outubro a dezembro mais tardar em janeiro. Sobre as modalidades nós oferecemos o curso pago e o gratuito através do Pronatec, que permite aos alunos de baixa renda o acesso à qualificação profissional sem custos e ainda os alunos recebem R$ 2 por aula. Sobre a manutenção do curso pago, nós mantemos devido à alta demanda e por que nem todos os interessados se encaixam nos pré-requisitos exigidos pelo programa oferecido pelo governo”, enfatiza.
Neste ano não serão oferecidas novas turmas de cursos técnicos para a nova unidade em Joaçaba somente a partir de 2014. Entretanto, alguns cursos com carga horária menor estão com as inscrições abertas.
O Senai/ Santa Catarina é a maior instituição de Educação Profissional do estado. Desde a sua criação em 1954 já qualificou mais de 1 milhão e 500 mil trabalhadores por meio de um ensino voltado as necessidades das indústrias. “Todo este trabalho de sucesso do SENAI é resultado de uma parceria forte entre instituição, empresas e prefeituras que oferecem as condições e subsídios que garantem o nosso funcionamento”, conclui Machado.
Cursos oferecidos em Joaçaba via sistema Pronatec
- Mecânica de Máquinas Industriais – 320 horas – Início: 12/08 - Inscrição: CRAS Herval d’Oeste
- Serralheiro de Alumínio – 180 horas – Início: 02/08 Inscrição CRAS Joaçaba
Cursos oferecidos em Luzerna via sistema Pronatec
-Eletricista de Automóveis – 180h – Início: 12/09 Inscrição: CRAS Joaçaba
-Montador e reparador de computador – 180h – Início: 06/08 Inscrição: CRAS Herval d’Oeste
Cursos oferecidos em Luzerna a partir do segundo semestres (Estes são pagos)
-CISCO CCNA I – 80h – Início: 10/08
-CISCO CCNA II – 80h – Início: 19/10
-NR 35 – Trabalho em Altura – 16h – Início: 03/08
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download