Geral
11/08/2013 Laptop, Pocket, Ebook, Tablet, Ipad, Iphone... Ferramentas da Era Digital ainda desconhecidas para uma parcela razoável de adultos, mas amplamente dominadas pela maioria das crianças, que estão vivenciando um mundo que tem a informática como personagem principal. Isso é bom ou ruim? Proibir, liberar ou dosar o uso da informática para as crianças?
A maciça invasão da internet como meio de comunicação nos mais diversos segmentos, acabou por difundir, em grande velocidade, a informática pelos lares do mundo inteiro. A possibilidade de navegar pelo ciberespaço trouxe o computador para outros mundos além do mundo do trabalho. O mundo das crianças foi invadido pela pela tecnologia. As crianças, óbvio, comemoram cada descoberta. Já os pais... Bem, esses se perguntam: “o que fazer?”Alguns totalmente contra, outros radicalmente a favor e alguns nem contra nem a favor, ou seja, não existe consenso quanto este uso.
Neste final de semana a nossa equipe de reportagem constatou que o hábito pela tecnologia e a imersão neste mundo digital começa mais cedo, do que muitos pais imaginam. No vídeo que ilustra esta reportagem duas crianças de 3 e 6 e uma adolescente de 14 anos. No rosto a fisionomia de encantamento por jogos no tablet, iphone e Ipad. Sentadas num sofá com os equipamentos no colo as crianças passaram horas em frente as telas e só abandonaram os eletrônicos depois de muitas insistência por parte dos pais e familiares. A criança menor de 3 anos mostrou conhecimento e muita familiaridade com o dispositivo. Enquanto o de 6 anos revelava já um grau de especialização no tipo de game.
O mundo virtual vai, progressivamente, confundindo os seus limites com o mundo real no cotidiano de crianças e adolescentes. A internet, o telefone celular e muitos novos equipamentos de tecnologia da informação vão transformando os comportamentos e as formas de se relacionar com a família, com os amigos e com as novas possibilidades de viajar pelo mundo sem sair de casa. Mas, também, surgem novos riscos à saúde para a geração da era digital, devido ao excesso de horas no uso do computador, deficiência de sono, hábitos sedentários e queda do rendimento escolar.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download