Joaçaba sediará seminário regional de Defesa Civil

Partiparão representantes de municípios da Ammoc e Amauc

Geral
13/08/2013

O coordenador regional da Defesa Civil de Curitibanos e Campos Novos, Roberto Adriano Roper, esteve em Joaçaba nesta terça-feira (13) reunido com membros da administração municipal para tratar da realização de um seminário regional de Defesa Civil com o tema Defesa Civil e a Gestão de Risco e Desastre e preparando-se para o Futuro. Roper aproveitou para se inteirar sobre como está o funcionamento da Defesa Civil municipal e repassar orientações sobre a reestruturação à lei 12.608 de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC). No encontro foi definido que no dia 13 de setembro acontecerá em Joaçaba um seminário regional envolvendo os municípios de abrangência da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc) e Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc). No total serão 12 seminários no estado. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas através do site Secretaria de Estado da Defesa Civil (www.defesacivil.sc.gov.br). Roper reitera que os seminários regionais têm por finalidade sensibilizar os gestores públicos para a necessidade de se desenvolver ações de prevenção. O evento terá a presença do secretário da Defesa Civil do Estado, Milton Hobus e equipe de gestão. Além do treinamento, cada município vai receber da Secretaria de Estado da Defesa Civil para uso exclusivo do órgão local de Defesa Civil um kit composto por um microcomputador com estabilizador, uma impressora, um televisor e um GPS – Sistema Global de Posicionamento, estes itens terão por finalidade interligar o município ao Centro de Monitoramento e Alerta do Estado. Também vão receber uma câmera fotográfica, duas trenas, cinco capas de chuva e cinco pranchetas que vão servir para o auxílio nos trabalhos de identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres. Para que o município tenha direito ao kit, deverá comprovar a existência do órgão municipal de Proteção e Defesa Civil, por meio de lei municipal e encaminhar para a Secretaria de Estado da Defesa Civil ofício solicitando a doação do material. Em Joaçaba, devido à estimativa de participação de cerca de 200 pessoas, o local do seminário e o horário ainda serão definidos.

 

Vulneráveis

 

Joaçaba e Herval d’ Oeste aparecem na lista dos municípios catarinenses apontados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil no mapeamento das áreas de risco no Brasil. São mais de mil municípios que integram a lista de vulneráveis a desastres naturais. Chuvas, inundações, enchentes, enxurradas, desmoronamentos e deslizamentos são alguns fenômenos que frequentemente impactam em milhares de cidades. Danos à comunidade local e registros de mortes são resultados destes acontecimentos. A partir da problemática, um mapeamento das áreas de risco objetiva antecipar medidas para a redução de danos. A classificação dos prioritários foi a partir de análise dados existentes nos arquivos da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Entre as informações coletadas está o risco de desastres relacionados a deslizamentos e inundações. O mapeamento também classifica os municípios por risco geológico, risco hidrológico, análise de risco e plano de intervenções, suscetibilidade e carta geotécnica de aptidão.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM