Geral
29/08/2013 A construtora , que venceu uma das etapas da licitação do projeto “Calçada Cidadã” em Joaçaba foi notificada pela prefeitura e está refazendo o serviço no trecho entre a loja Lorenci e a praça Adolfo Konder. O trabalho foi iniciado ontem e prevê a substituição das lajotas que apresentaram problemas, conforme apontado pela reportagem da Rádio Catarinense. Mas a recuperação, determinada pela prefeitura, está deixando a desejar. No início da tarde desta quinta-feira (29), logo após a recolocação das lajotas, em frente ao prédio da Rádio Catarinense, flagramos novamente o serviço mal feito. As lajotas foram colocadas sem nenhuma proteção, para que a argamassa secasse, e muitas delas já quebraram novamente já que os pedestres que passam pelo local acabam pisando em cima, justamente pela falta de proteção. A única proteção, que cobre 3 lajotas, foi colocada por um comerciante que ficou preocupado com a situação.
Outro detalhe que chamou atenção da reportagem da Rádio Catarinense é o piso tátil, um grande aliado das pessoas com deficiência visual e baixa visão. A sinalização tátil no piso pode ser de dois tipos: de alerta ou direcional. O de alerta, conhecido pelo formato de "bolinhas", tem como função alertar a pessoa com deficiência de que, à frente, há algum obstáculo, uma escada, uma rampa, a porta de um elevador, o rebaixamento de uma calçada ou um desnível, como uma plataforma de embarque e desembarque. Já a sinalização direcional, que tem linhas verticais, serve para orientar o trajeto e deve ser usada em áreas de circulação. A aplicação deve indicar o caminho a ser percorrido, funcionando como uma trilha. Em frente ao prédio da Rádio Catarinense a empresa misturou os dois tipos de pisos, o que pode gerar confusão para os deficientes visuais.
O uso do piso tátil é regulamentado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especificamente pela NBR 9050. Relativamente novo no país (a NBR 9050, que apresentou o produto, foi elaborada em 2004), o piso tátil ainda não é encontrado na maioria dos espaços urbanos brasileiros, mas é fundamental para oferecer segurança e autonomia às pessoas com deficiência visual.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download