Acadêmico da Unoesc/Joaçaba apresentará pesquisa em evento internacional de Engenharia

Mostra acontecerá no mês de outubro em São Paulo

Geral
10/09/2013

    Um artigo técnico científico escrito por um acadêmico de Engenharia de Produção Mecânica da Unoesc Joaçaba será publicado e apresentado durante o SAE Brasil 2013 – 22º Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade, que ocorrerá no mês de outubro, em São Paulo. O evento reúne grandes empresas do setor, universidades e órgãos governamentais de pesquisa. É referência mundial para pesquisadores da área de Engenharia da Mobilidade, que abrange os setores aeroespacial, ferroviário, náutico, de caminhões, de ônibus e de veículos leves, entre outros. O artigo intitula-se “Desenvolvimento de uma plataforma computacional para avaliação dos dados obtidos a partir da dinâmica de diferentes modos de voo em um simulador de aeronaves”. Foi desenvolvido a partir de pesquisas realizadas pelo acadêmico Everton Spuldaro, da 10ª fase de Engenharia de Produção Mecânica, durante um intercâmbio realizado entre setembro de 2012 e janeiro de 2013 na Universidad de León, na Espanha. Essas pesquisas buscaram avaliar as ações do piloto frente a manobras pré-estabelecidas e como a aeronave respondia a essas manobras, além de verificar a necessidade de piloto automático.

   Segundo o acadêmico, é um estudo que contribui para a otimização do projeto de uma aeronave tripulada, de modo a reduzir custos em seu desenvolvimento. – Com a simulação e a aquisição dos dados, verificamos se o voo está correto ou não e se atende às normas de voo, o que permite fazer as correções necessárias. Por outro lado, é também uma ferramenta didática que ajuda estudantes de Engenharia Aeroespacial a compreenderem o princípio de funcionamento da aeronave, as variáveis e grandezas físicas que definem o voo e as questões que interferem na qualidade do voo – comenta o estudante.

 

O trabalho prático dessa pesquisa, isto é, as simulações que geraram os dados usados na elaboração do artigo, foram realizados em um simulador de voo do Instituto de Automação e Fabricação da Universidad de León, com o apoio do professor Dr. Jesús Gonzalo de Grado, que coordenada o Laboratório de Aeronáutica desse instituto, e de dois engenheiros aeroespaciais que cursavam doutorado na instituição: Diego Domínguez Fernández e Deibi Lopéz. Os três são coautores da pesquisa, assim como o professor Me. Douglas Roberto Zaions, da Unoesc, que colaborou com a finalização da pesquisa após o retorno de Everton ao Brasil.

Fonte: Bruna Andrade
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM