Dia Mundial Sem Carro terá caminhada e pedalada em Joaçaba

Evento alusivo será realizado no domingo (22) a partir das 8h

Geral
16/09/2013

  Em alusão ao Dia Mundial Sem Carro será realizada em Joaçaba neste fim de semana uma caminhada e uma pedalada. As atividades serão simultâneas. O evento acontecerá no domingo (22), com saída às 8h defronte à prefeitura. A programação é organizada pelo grupo Pedalpelego, prefeitura, SESC, Unoesc e Casa das Bicicletas Proner. O coordenador do evento em Joaçaba, Ricardo Massignan, destaca que a intenção é conscientizar as pessoas para a utilização de meios alternativos de transporte que não os veículos automotores. “Já se discute hoje muito a questão da problemática do trânsito, a gente percebe no dia a dia nos horários de rush, mas a gente não se pergunta porque isso acontece”. Massignan aponta a prática recorrente de caminhadas, o uso mais frequente de caronas nos carros, de bicicletas, entre outros. Ele ressalta que o problema de mobilidade urbana é mundial. Na programação de domingo a pedalada será de 30 quilômetros até o Distrito de Nova Petrópolis com carro de apoio, frutas, água e chegada no campus II da Unoesc. A caminhada passará por algumas ruas da cidade, escadaria de acesso ao Monumento Frei Bruno, passeio pelo Bairro Flor da Serra e chegada ao campus II. “No intutito de provocar essa discussão sobre deixar o carro mais em casa, somente utilizar se necessário, práticas saudáveis e cuidados da saúde”. A participação não tem custo e nem necessidade de agendamento.

O Dia Mundial sem Carro

No dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro. Na Europa, a semana toda é recheada de atividades, no que chamam de Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro). O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa. A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM