Manifestantes são agredidos após audiência pública em Herval d' Oeste

Mobilização contra aumento do IPTU está marcada para a próxima segunda-feira

Geral
01/10/2013

    Um grupo de aproximadamente 50 pessoas está organizando uma mobilização para protestar sobre o aumento do IPTU em Herval d' Oeste. Os ativistas políticos consideram elevado o valor cobrado da população em curto espaço de tempo. A aprovação pela Câmara de Vereadores ocorreu na última quinta-feira. Conforme Felipe Matos, que faz parte do movimento, a mobilização acontecerá antes da próxima sessão da Câmara de Vereadores no dia 7 de outubro. A sessão inicia às 19h. Nesta segunda-feira os articuladores do protesto acompanharam a auiência pública de prestação de contas da administração de Herval d' Oeste como integrantes do grupo Fiscais da Cidadania, que irá fiscalizar os atos públicos governamentais, como licitações, compras, entre outros. “É importante que a população reivindique e demonstre o descontentamento”, estimula.

Agressão
Na página dos Fiscais da Cidadania no Facebook há o relato de que dois integrantes foram agredidos após a audiência pública por um homem desconhecido. As vítimas registraram Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia. Leia na íntegra:

“Hoje fizeram-se presentes em uma Audiência Pública do Município de Herval D’Oeste, sobre a prestação de contas do segundo Quadrimestre de 2013, dois representantes do Fiscais da Cidadania (Felipe Matos e Hallan Peterson). É papel do projeto participar e fiscalizar questões de interesse da coletividade. Durante a audiência tudo ocorreu de maneira tranquila, foram sanadas as dúvidas e a explanação foi feita de forma transparente e correta, para que os poucos presentes, conseguissem entender o resultado das contas do município.

Perto do fim da explanação nós representantes do Fiscais e outras testemunhas ouvimos uma pessoa solicitando por telefone que alguém viesse rápido ao local. Pelas circunstâncias não compreendemos direito, mas desconfiamos. Ao sair, ficamos em frente a Câmara de Vereadores conversando com algumas pessoas, os então, representantes presentes e a ativista política e empresária Bete Vieira, debatendo sobre questões do cotidiano. Neste momento fez-se presente um senhor a qual não conhecemos, e começou a conversar com Hallan, Bete Vieira despediu-se de ambos e saiu. Felipe afastou-se para dar privacidade à Hallan, acreditando que o senhor seria seu amigo.

Este senhor passou a aumentar o tom de voz, então Felipe se aproximou novamente ao ouvir do individuo que disse: “É bom você parar de dar de frente com meu amigo vereador, porque se não da próxima vez vai acontecer mais disso”, acertando um soco na perna de Hallan e em seguida um no rosto. Ele partiu também para cima de Felipe que se esquivou, e puxou Hallan para o meio da avenida, o homem os seguiu e perante a possibilidade deste estar portando alguma arma os mesmos solicitaram apoio de Bete Vieira que os levou até a Delegacia de Polícia Civil para registrar Boletim de Ocorrência, sobre o fato e as diversas ameaças que já sofreram por parte do cidadão citado no início da postagem.

É muito triste citarmos tal fato, mas como Fiscais da Cidadania devemos ser transparentes em nossos atos. Sabíamos que a luta seria grande, confessamos não entender até agora o porquê de todo este ocorrido. Violência como todos sabem, não é o caminho. Queremos exercer nossa cidadania, jamais concordaremos com qualquer atitude violenta, seja por parte de protestantes ou por parte de pessoas que defendam interesses obscuros. Agradecemos a todos os que leram essa mensagem até o final, aos outros Fiscais que estão sempre conosco, a advogada Bete Vieira que nos prestou auxílio e ao atendimento da Polícia Civil de Herval D’Oeste que foi feito de maneira rápida e eficiente”.

Confira: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=211011049074560&set=a.208637845978547.1073741828.195072974001701&type=1&theater

 

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM