Finados: Manutenção de túmulos no cemitério Frei Edgar poderá ser feita somente até este sábado

Após a data não será permitida utilização de materiais de construção no local

Geral
25/10/2013

Familiares de pessoas sepultadas no cemitério Frei Edgar de Joaçaba têm até este sábado (26) para providenciar a manutenção de túmulos com a utilização de material de construção. Após a data estipulada pela administração do cemitério será dado início à limpeza e organização do local para o Dia de Finados. Segundo o gerente de Meio Ambiente e responsável pelo cemitério Frei Edgar, Nelsi Carniel, os familiares devem retirar os entulhos e descartá-los em local adequado. Ele explica que já está sendo feito o corte de grama, pintura e a montagem do palco onde acontecerá a missa no dia 2 de novembro. Carniel reitera que a limpeza e embelezamento pode ser feito normalmente. De acordo com ele, a limitação de data se baseia no fato de que as condições climáticas podem dificultar a organização do cemitério até o dia de Finados. Ele ressalta que a Vigilância Sanitária se mantém atenta e fiscalizando o cumprimento da legislação quanto ao não acúmulo de água em vasos. Outra questão que está sendo trabalhada pelo administração do cemitério é a recuperação faixa de 30 metros às margens do Rio do Peixe com implantação de drenagem e delimitação de área. Carniel informa que deverá ser feita a retirada de túmulos antigos nessa área. Ele explica que o caso vem sendo trabalhado há 3 anos pela administração e que agora entra na etapa final. Uma lei determinando a mudança já foi criada pelo município. Com isso haverá a remoção dos restos mortais, cujo licenciamento ambiental já teve aval da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Carniel salienta que familiares já estão procurando a administração para saber os detalhes e providenciar a transferência dos restos mortais.

O Ministério Público exigiu um projeto de reestruturação do cemitério municipal Frei Edgar, o maior de Joaçaba, sob pena de interdição do local. O inquérito do MP apurou que o cemitério não possuía licença ambiental da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e que descumpria normas fixadas pelo Plano Diretor de Joaçaba, resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e decretos estaduais. O cemitério Frei Edgar é localizado às margens do Rio do Peixe e, segundo o MP, estaria destruindo a mata ciliar e podendo contaminar o lençol freático. Além dele outros 14 cemitérios no município foram apontados como irregulares pela promotoria pública.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM