Joaçaba: Estudante com deficiência ganha na Justiça direito de ter segundo professor

Sentença atende pedido feito pelo MP e obtida em primeiro grau

Geral
04/11/2013

   Foi confirmada em segundo grau a sentença obtida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que determinou à Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) que disponibilize a um aluno com paralisia cerebral e tetraplegia, que cursa a faculdade de Publicidade e Propaganda, um segundo professor para acompanhamento integral durante as aulas.

Na ação, o Promotor de Justiça Jorge Eduardo Hoffman, com atuação na área da cidadania e dos direitos humanos na comarca de Joaçaba, relata que o aluno, apesar de ter pleno entendimento da matéria exposta pelos professores, é impossibilitado de escrever, folhear páginas e, ao computador, consegue digitar com apenas um dos dedos, o que lhe causa prejuízo educacional.

Argumentou o Promotor de Justiça que a Constituição Federal garante que a educação é um direito de todos e que a legislação federal estipula que é dever da instituição se adaptar às necessidades especiais de seus alunos. Pleiteou, inclusive, que a determinação de viabilizar o segundo professor fosse relativa não apenas ao aluno que originou a ação, mas a todos os portadores de necessidades especiais que precisarem de auxílio.

O requerimento do Ministério Público foi deferido pelo Juízo de Joaçaba - primeiro por medida liminar e, posteriormente, por sentença - que determinou à UNOESC disponibilizar o segundo professor ao aluno de Publicidade e Propaganda e a todos os portadores de necessidades especiais.

Inconformada, a UNOESC apelou ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que manteve intacta a decisão de primeiro grau, por decisão unânime da Quarta Câmara de Direito Público. A decisão é passível de recurso.

 

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM