Meteorologia indica que microexplosão atingiu Joaçaba

Temporal também ocorreu em Catanduvas e Jaborá

Geral
05/12/2013

   O forte temporal registrado no início da tarde desta quinta-feira (05) que assustou motoristas e derrubou diversas árvores ao longo da BR-282 no trecho entre Joaçaba e Catanduvas deve ter sido uma microexplosão. A informação é do meteorologista da Epagri-Ciram, Clóvis Correa. Ele analisou as imagens feitas pela Rádio Catarinense nos locais dos estragos e, inicialmente, não cogitou a possibilidade de ter sido um tornado. Os fortes ventos também atingiram o município vizinho de Jaborá, também derrubando árvores e causando destelhamento de casas. O meteorologista comenta que os ventos provavelmente atingiram entre 80 km/h e 100 km/h. A microexplosão é originada nas nuvens cumulus nimbus, as mesmas que formam os tornados, e ocorre quando uma forte rajada de vento sai da base da nuvem em direção ao solo, como uma grande força de cima para baixo. Clóvis Correa reitera que os indicativos são de ventos bastante fortes que aconteceram na região. “Pelo o que estou vendo ali [fotos] pode ter sido uma microexplosão com as árvores caídas para o mesmo lado, isso significa uma rajada forte de vento em uma mesma direção que derrubou as árvores até mesmo arrancando raízes”, explica. O meteorologista reitera que, pelas fotos, o que ocorreu ao longo da BR-282 entre Joaçaba e Catanduvas não há característica de tornado. A microexplosão é o mesmo fenômeno que atingiu São Joaquim, na Serra catarinense, no dia 11 de novembro deste ano causando diversos estragos na cidade.

Jaborá

Em Jaborá o temporal destelhou pelo menos 40 casas no bairro São Valentim, segundo informações da prefeitura. A programação natalina que estava prevista para ocorrer à noite foi transferida. No Centro de Eventos do município uma árvore centenária caiu com a força do vento. A Defesa Civil faz o levantamento dos estragos.

Ouça a entrevista do meteorologista Clóvis Correa:

Ouvir

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM