Geral
06/01/2014 As atividades no frigorífico de suínos da Aurora em Joaçaba iniciam oficialmente nesta segunda-feira (06) com os testes de abates preparatórios para exportação. Conforme o presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster, a primeira etapa de contratação de 550 funcionários já foi realizada. Para outubro a intenção é completar o quadro de 1,1 mil funcionários para abater 3 mil suínos/dia. O presidente ressalta que os animais estão disponíveis no campo e as cooperativas organizadas há mais de um ano. “Todos se propuseram a trabalhar para que tudo ocorresse dentro do cronograma”, salienta.
A partir do início dos testes haverá o aumento gradativo no abate de suínos. No dia 15 de abril de 2014, data em que a Aurora completa 45 anos, será realizado um ato na unidade com a presença de autoridades de classe e políticas. No frigorífico Aurora foram investidos R$ 61,5 milhões para triplicar a capacidade industrial e geração de produtos destinados à exportação. A unidade estava paralisada desde abril de 2009. As obras iniciaram há um ano e já estão concluídas, tanto na estrutura física quanto técnica. O dirigente antecipou que ficará concentrada em Joaçaba a maior parte da produção de carne suína destinada ao mercado externo. Na primeira fase, em janeiro de 2014, o abate será de 1.500 animais e, em setembro, sobe para 3.000/dia.
Com a ampliação física – que representa mais 15 mil metros quadrados de área construída e compreende os setores administrativos, industriais, de tratamento de efluentes e de apoio – o complexo ficará com área total de 25.000 metros quadrados. Mais de 200 trabalhadores atuam na planta industrial, onde 100% das obras civis estão concluídas. Os setores administrativos estão concentrados em um novo prédio de dois pavimentos e 5.000 metros quadrados de área para abrigar ambulatório, dois refeitórios, quatro vestiários, área de lazer, auditório, Serviço de Inspeção Federal (SIF), departamento de recursos humanos e segurança do trabalho. Foram instaladas ainda sete câmaras de resfriamento de carcaças, sala de cortes com mezanino, túnel de congelamento contínuo e túnel estático de congelamento. Foi construída uma nova fábrica de farinhas e subprodutos e, ampliada, a casa de máquinas e de caldeiras. O sistema de tratamento de efluentes foi aperfeiçoado com novo tanque de concreto de equalização, novo flotador e nova casa de química.
Por outro lado, no campo, a ampliação da base produtiva já foi autorizada, com o alojamento de matrizes e a planificação da produção de suínos que serão fornecidos pelas cooperativas agropecuárias filiadas à Coopercentral. A reabertura do frigorífico de Joaçaba gerará 1.000 empregos diretos e 3.000 empregos indiretos, que significa quatro vezes o número de postos de trabalho que existia quando a unidade fechou, em 2009. O gerente da unidade de Joaçaba é Rodrigo Schwert.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download