Frigorífico Aurora terá isenção de impostos para ressarcir poço profundo e canalização de efluentes

Negociação foi acertada entre direção da empresa e governo estadual

Geral
02/01/2014

   A direção da Coopercentral Aurora decidiu iniciar as atividades no frigorífico de suínos na próxima segunda-feira (06) com expectativa otimista no mercado de carnes para este ano. O presidente da Aurora, Mário Lanznaster, estima que o mercado se manterá normal devido ao equilíbrio na oferta e na procura. “Como não há excesso de suínos, pelo menos atualmente, eu acho que 2014 continuará sendo um bom ano para a suinocultura e para as carnes também. Também de matrizes bovinos houve certa redução, então vai haver equilíbrio entre oferta de carne suína e bovina também”, projeta. Outro fator que agrega, segundo Lanznaster para a retomada das atividades no frigorífico, paralisadas desde 2009, é o incremento na economia de Joaçaba e, consequentemente, da região. “Isso é muito importante porque esses 550 funcionários que foram contratados inicialmente são funcionários diretos, agora você vê quantos indiretos têm, motoristas, produtores a mais, pessoal envolvidos, restaurantes, hotéis, enfim, é uma região que volta a dinamizar, vai ser muito bom para Joaçaba, torcemos que seja excelente e que Joaçaba daqui para a frente veja com outros olhos a própria presença da Aurora aí”. Conforme o presidente da empresa, antes de fechar o frigorífico trabalhava com apenas mil suínos/dia e não havia área para corte, esquartejamento e armazenamento. “Agora já começa com 1,5 mil e depois vai para 3 mil suínos/dia, sala de cortes congelamento, tudo preparado para o mercado internacional”, compara. Quanto à parceria entre iniciativa privada e poder público, Lanznaster enaltece a parceria com a prefeitura e o governo do estado. De acordo com ele, normalmente o poder público disponibiliza água e sistema de lançamento de efluentes. No caso de Joaçaba foi perfurado um poço de 600 metros e providenciada a rede para os efluentes que desemboca no Rio Caraguatá. A prefeitura que geralmente disponibiliza o terreno não teve esse ônus porque o imóvel, no caso, já existia. “Quando nós chegamos no governador para ver como eles iriam fazer, ele disse, olha nós não temos dinheiro, mas temos vontade”. Diante disso foi combinado que a Aurora executaria a perfuração do poço e instalação da rede de efluentes com recursos próprios e depois descontaria no pagamento de alguns impostos. “Ao invés de a Aurora pagar direto ao governo do estado, parte do dinheiro de impostos vai ficar retirada por conta daquele compromisso que o governo do estado tinha”, explica. Somente do poço artesiano o investimento foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Funcionamento

As atividades no frigorífico de suínos da Aurora em Joaçaba iniciarão oficialmente no dia 6 de janeiro quando iniciarão os testes de abates preparatórios para exportação. Conforme Mário Lanznaster, a primeira etapa de contratação de 550 funcionários já foi realizada. Para outubro a intenção é completar o quadro de 1,1 mil funcionários para abater 3 mil suínos/dia. O presidente ressalta que os animais estão disponíveis no campo e as cooperativas organizadas há mais de um ano. “Todos se propuseram a trabalhar para que tudo ocorresse dentro do cronograma”, salienta.

A partir do início dos testes haverá o aumento gradativo no abate de suínos. No dia 15 de abril de 2014, data em que a Aurora completa 45 anos, será realizado um ato na unidade com a presença de autoridades de classe e políticas. No frigorífico Aurora foram investidos R$ 61,5 milhões para triplicar a capacidade industrial e geração de produtos destinados à exportação. A unidade estava paralisada desde abril de 2009. As obras iniciaram há um ano e já estão concluídas, tanto na estrutura física quanto técnica. O dirigente antecipou que ficará concentrada em Joaçaba a maior parte da produção de carne suína destinada ao mercado externo. Na primeira fase, em janeiro de 2014, o abate será de 1.500 animais e, em setembro, sobe para 3.000/dia.

Com a ampliação física – que representa mais 15.000 metros quadrados de área construída e compreende os setores administrativos, industriais, de tratamento de efluentes e de apoio – o complexo ficará com área total de 25.000 metros quadrados. No atual estágio, mais de 400 pessoas trabalham na planta industrial, onde as obras civis estão praticamente concluídas. Os setores administrativos estão concentrados em um novo prédio de dois pavimentos e 5.000 metros quadrados de área para abrigar ambulatório, dois refeitórios, quatro vestiários, área de lazer, auditório, Serviço de Inspeção Federal (SIF), departamento de recursos  humanos e segurança do trabalho.

O layout interno de vários setores foi alterado e já foi concluída a instalação de sete câmaras de resfriamento de carcaças, sala de cortes com mezanino, túnel de congelamento contínuo e túnel estático de congelamento. Foi construída uma nova fábrica de farinhas e subprodutos e, ampliada, a casa de máquinas e de caldeiras. O sistema de tratamento de efluentes foi aperfeiçoado com novo tanque de concreto de equalização, novo flotador e nova  casa de química. Está concluída a perfuração de um poço profundo para captação de água do aquífero guarani a 659 metros de profundidade, enquanto prossegue a construção de canalização em PAD (polímero de alta densidade) com seis quilômetros de extensão para a destinação dos efluentes tratados até o rio Caraguatá.

Por outro lado, no campo, a ampliação da base produtiva já foi autorizada, com o alojamento de matrizes e a planificação da produção de suínos que serão fornecidos pelas cooperativas agropecuárias filiadas à Coopercentral. A inauguração oficial ocorrerá somente em 15 de abril de 2014, no 45o aniversário de fundação da Aurora. Os trabalhos são supervisionados pela equipe de engenharia da Aurora, chefiada pelo engenheiro eletricista Christian  Klauck. O gerente da unidade de Joaçaba é Rodrigo Schwert.

 

 

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM