Geral
07/03/2014 A Câmara de Vereadores de Herval d' Oeste realizou sessão solene na noite desta quinta-feira (06) para marcar o lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano no município. O evento ocorreu no pavilhão da igreja Senhor Bom Jesus. A campanha da fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”, com o lema “E para a liberdade que Cristo nos libertou”. A sugestão do pároco padre Davi Lenor para realização da sessão foi acatada pelo presidente do Legislativo hervalense, Juarez Antônio de Souza, após ser aprovada pelos demais vereadores.
Conforme Souza, a campanha da fraternidade deste ano tem grande importância para a sociedade. “É importante a tentativa da igreja com a campanha de sensibilizar as autoridades constituídas no sentido de criar instrumentos para tentar minimizar ou talvez no futuro extinguir esse grande problema que é o tráfico humano, eu acho que trazendo para o Legislativo nós conseguimos compartilhar isso com a sociedade”, destaca. O presidente enfatiza que a sessão solene é a primeira das itinerantes que deverão ser realizadas no município no decorrer do ano.
A escolha do tema surgiu com a proposta dos Grupos de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Combate ao Trabalho Escravo, junto à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e a entidades ligadas à Pastoral da Mobilidade Humana. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) está atenta para o aumento de vítimas do tráfico humano, do trabalho forçado e do tráfico para a exploração sexual. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, incluindo homens, mulheres e crianças, mas principalmente pessoas vulneráveis e carentes – psicologicamente e de recursos.
Segundo a ONU, o tráfico de pessoas é bastante lucrativo, movimenta anualmente 32 bilhões de dólares em todo o mundo. Desse valor, 85% provêm da exploração sexual. Entre os principais destinos de pessoas traficadas estão Espanha, Itália, Portugal, França, Holanda, Áustria e Suíça.
Para o padre Davi Lenor o debate do tema e a participação dos mais diversos segmentos organizados da sociedade é fundamental. “A igreja ela tem que se abrir e ao pedido do nosso papa Francisco a dialogar com todas as instituições constituídas e sobretudo em relação a temas que dizem respeito a todos nós. A questão do tráfico humano não é um assunto de quem é católico, de quem crê em Deus, é um assunto de toda a sociedade e é um assunto internacional, inclusive”, reitera. O bispo diocesano, Dom Mário Marquez, também prestigiou a solenidade.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download