Chefe da Casan afirma não haver dificuldade no abastecimento de água em Lacerdópolis

Segundo Ângela Chinato ocorrem apenas problemas pontuais no município

Geral
07/04/2014

    A chefe da Casan de Catanduvas e que responde pela chefia da unidade de Lacerdópolis, Ângela Chinatto, concedeu entrevista a Rádio Catarinense sobre o problema da falta de água em Lacerdópolis. A situação deixa em desconforto a população que organiza abaixo-assinado para normalizar a situação. A água consumida em Lacerdópolis é proveniente de um poço de grande profundidade. A mais recente falta de água ocorreu na noite de quinta-feira (03), afetando o Centro e o bairro Nossa Senhora Aparecida. Moradores que não possuem caixa d' água são os mais prejudicados.

   A solicitação dos moradores é para que a manutenção e reparação da rede de água se dê através da troca de equipamentos considerados antigos, além da falta de funcionários e o conserto da caixa de água principal. Os moradores alegam que interrupção no fornecimento é em média de dois a quatro dias e argumentam ainda que estão pagando pelo produto que não chega até as torneiras, dificultando o consumo e higiene.

   A intenção dos organizadores do abaixo-assinado é colher mais de 300 assinaturas para serem encaminhadas à superintendente regional da Casan em Chapecó. Os moradores relatam que apenas um funcionário trabalha na estação de tratamento local. O outro lotado no município está afastado por problemas de saúde e desde então a Casan não teria providenciado a reposição.

    De acordo com Ângela Chinato, foi instalado um poço profundo automatizado há pouco tempo, por isso, segundo ela, não haveria problema para abastecer a cidade de Lacerdópolis. “O nosso problema é quando falta luz, rompe uma rede, quando acontece esse tipo de coisa. Este ano devido a um temporal nós tivemos um problema sério lá onde levou tubulação, pluvial, adutora de água tratada e bruta. Nós tivemos um problema sim, nesse sentido, sei que demorou para ir água na parte alta”.

    Chinato lembra que nos dias 22 e 23 de março houve falta de energia elétrica pela parte da manhã, e que nesses casos demora a recuperação do sistema até chegar água na parte mais alta da cidade. Quanto à falta de funcionário, Chinato afirma que a falta de água não é decorrente disso. “Nós temos um servidor lá durante a semana, no final de semana ele tem direito à folga, o município não fica desatendido, vai alguém ou de Catanduvas ou de uma agência próxima, em momento algum fica desatendido, o horário que for preciso, a hora que ligarem nós vamos, nós sempre resolvemos o problema”, garante.

   Ela completa que quando falta energia elétrica é natural a demora para recuperação da distribuição na parte mais alta da cidade. O poço, segundo ela, funciona há cerca de um mês. Uma alternativa é que nesta semana técnicos da Casan de Chapecó visitem Lacerdópolis para definir se será feita reservação para a parte alta, ou algo nesse sentido. “Posso garantir que nós não temos problema para abastecer a cidade de Lacerdópolis”.

  A chefe da Casan diz ainda desconhecer que a falta de água seria em média de dois a quatro dias como relatam os moradores, e orienta as pessoas a instalarem reservatórios. “Se souber que está faltando energia, por exemplo, a pessoa vai ter que se ligar vou ter que economizar água também”, finaliza.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM