Geral
15/04/2014 Um projeto social denominado “Esporte Comunitário” desenvolvido pela Unimed em Santa Catarina desde 2012 proporciona a integração esportiva e pedagógica de alunos de escolas públicas em Joaçaba e Herval d’ Oeste. A definição das modalidades ficou a cargo de cada unidade da Unimed. Na de Joaçaba foi escolhido o judô pela parceria que a Unimed tem com a AMOJ (Associação Meio-Oeste de Judô).
As aulas são semanais nas escolas Oscar Rodrigues da Nova em Joaçaba e Odilon Fernandes em Herval d’ Oeste, sob a coordenação dos professores Isao Yamaguchi e Everton Krug. O projeto iniciou com a participação da escola Celso Ramos de Joaçaba, depois passou para a Oscar Rodrigues da Nova e foi estendido para a Odilon Fernandes. As unidades foram indicadas pela Gerência Regional de Educação (GERED) devido à dificuldade de acesso que as crianças têm nessas escolas.
Além da prática esportiva os alunos participam de outros eventos como festivais de judô e do Dia da Alegria no Parque Temático Beto Carrero World em Penha, litoral do estado. No ano passado foram contemplados com um passeio os alunos da escola Oscar Rodrigues da Nova e este ano também a Odilon Fernandes. Também é feito o acompanhamento da frequência e do rendimento escolar dos alunos que integram o projeto.
Na última quarta-feira (09) foi realizado o 7º Dia da Alegria, com atividades de lazer para crianças envolvidas em projetos sociais. Das escolas de Joaçaba e Herval foram 54 crianças de 9 a14 anos, sendo 23 de Joaçaba e 31 de Herval d’ Oeste. Elas passaram o dia se divertindo gratuitamente nos brinquedos de um do maior parque temático da América Latina na Praia da Armação. A Unimed disponibilizou o transporte para os estudantes que tiveram acompanhamento de professores e profissionais da Unimed.
No ano passado foram 40 alunos da escola Oscar Rodrigues da Nova, mas como diminuiu o número de turmas houve a consequente redução de participantes para 23. De acordo com a assistente social da Unimed Joaçaba, Samara Leorato, a modalidade envolve alunos de7 a14 anos e foi definida com base na necessidade da região e pela parceria firmada com a AMOJ que viabilizou o desenvolvimento da prática esportiva. Ela destaca que, como o projeto iniciou há pouco tempo, a intenção é ampliá-lo para outras unidades de ensino. “O projeto tende a aumentar e aos poucos nós vamos tentar abranger mais escolas”, afirma.
Outro fator considerando importante na obtenção de resultados pelo projeto é a participação dos pais. “Acreditamos na importância dos pais no desenvolvimento das atividades em nível escolar”. Em relação ao passeio ao Parque Beto Carrero, Samara explica que a Unimed fez a inscrição do projeto que foi aprovado. “Nós fizemos a inscrição com um projeto social e foi aprovado para essas 54 crianças no parque com todos os brinquedos gratuitos”.
O diretor da escola Odilon Fernandes, Agnaldo Gemelli, disse ser muito gratificante para a escola e para os alunos os resultados positivos que já são percebidos no dia a dia. “A gente percebe no dia a dia a importância dessa ocupação, que a gente tem essa carência no município como um todo, agregando a parte esportiva com a pedagógica, além de ser uma oportunidade única para alguns alunos até para conhecer o mar já que muitos deles não conheciam”. Segundo Gemelli, os alunos tiveram a oportunidade de estar lá [Beto Carrero] se divertindo o dia todo. “E o reflexo é a motivação por isso a gente agradece a parceria com a Unimed”.
A diretora da escola Oscar Rodrigues da Nova, Maria Goreti Maciel de Souza, ressaltou a alegria de a escola ser presenteada pelo segundo ano seguido pela Unimed. “Realmente a gente fica muito feliz porque como o meu colega Agnaldo disse é uma oportunidade única para a maioria das crianças, a gente vê a alegria delas, a maioria quase não conhecia o mar e não tem alegria maior que ver a alegria delas”. Ela afirma ser perceptível a evolução no aspecto pedagógico, tem sentido melhora de disciplina, socialização e auto-estima.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download